Se o casal decidiu cozinhar, já deu o passo mais importante para manter uma alimentação saudável. Rita Lobo apresenta receitas para jantares rápidos e também ensina a planejar o almoço do dia a dia (pê-efe), a marmita para levar para o trabalho, o brunch para receber os familiares e ideias de happy hour para os amigos. E todos os cardápios vêm com plano de ataque, um guia com instruções detalhadas para que cada refeição seja preparada a quatro mãos, em menos tempo e sem pesar para ninguém. Você vai encontrar dicas para elaborar a lista de compras, orientações para armazenar os alimentos e escolher utensílios e muitos truques para economizar. Cozinhar vai virar programa a dois!
Como é esperto esse seu bebê: nem fez um ano e já vai melhorar a alimentação da casa toda. Não acredita? Está tudo aqui, nas páginas de Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade. Com apoio de médicos e nutricionistas, Rita Lobo traz as respostas para as dúvidas mais comuns da fase de introdução alimentar e, de quebra, ainda ensina a família a comer com mais saúde, mais sabor e muito mais prazer. Venha descobrir como o pê-efe, o prato feito, essa grande instituição brasileira, vai virar o pê-efinho do bebê.
Como é que eu transformo a compra da feira em refeições variadas e saborosas? Este livro tem a resposta. Rita Lobo ensina sua fórmula de criar receitas e apresenta mais de 200 opções para variar o cardápio. O Que Tem na Geladeira? é baseado na série de mesmo nome do canal Panelinha no YouTube e mostra que preparar comida saudável de verdade é mais simples do que parece. O livro é dividido em 30 capítulos, cada um dedicado a um alimento da abóbora ao tomate, passando pela cebola, escarola, milho, repolho, entre outros. Você ainda vai aprender os melhores cortes, técnicas de cozimento e combinações de sabor para esses alimentos. Além das preparações com hortaliças, raízes e legumes, o livro apresenta também opções de receitas com carnes para compor o cardápio.
Imagine assar em casa um pão melhor que o da padaria. É isso que você vai aprender em Pão nosso. Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. São dezenas de pães: integral, de nozes, de azeitona, de mandioca, baguete, até panetone tem. E você também vai encontrar refeições inteiras em torno das fornadas. Da irresistível salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato, com pão, naturalmente.
Neste novo livro, Rita Lobo apresenta 60 receitas e todas as dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica da temporada de b ásicos do programa Cozinha Prática, do GNT. Um curso de culinária em 13 capítulos muit o bem explicados e ilustrados. Conhece alguém que ainda foge do fogão? Essa pessoa é você? Este livro pode mudar a sua vida. #Desgourmetiza, bem! (EM CAPA DURA)
Mais do que um livro de receitas, Cozinha de estar é um guia para quem vai cozinhar para receber. Rita Lobo transforma sala e cozinha em uma coisa só, um ambiente aconchegante e espaçoso, onde cabe todo mundo e de onde ninguém quer sair! Ganhador do prêmio internacional Gourmand e finalista do prêmio Jabuti, o livro apresenta as regras tradicionais para planejar um jantar ou uma festinha em casa, e também mostra como deixar tudo mais informal. Ou não, quem escolhe é você! Mas uma coisa é certa: para receber bem, não é preciso ter pompa nem prataria. Esta edição ampliada vem com um Natal de presente: inclui um capítulo novo, com receitas e dicas para uma ceia completa, cheia de inspiração tropical. Afinal, nosso Natal é no verão e nosso verão é um forno preaquecido em temperatura máxima! Um colorido só, bem brasileiro. Divirta-se! Cozinhar é libertador.
Que pão você quer para o seu café da manhã? Pão francês? Baguete? Um pão rústico, bem cascudo, ou um pãozinho de leite ultramacio? Todas essas receitas estão neste novo livro de Luiz Américo Camargo, com produção de Rita Lobo e sua equipe. E ainda tem broa portuguesa, pão sírio, pão de hambúrguer e de cachorro-quente, focaccia, ciabatta, chocotone... São cerca de 30 tipos diferentes de pão (quase todos com fermento biológico), além de sugestões de recheios, acompanhamentos e reaproveitamentos, num total de 40 receitas. ´Direto ao Pão´ é um guia completo para quem quer se iniciar na panificação caseira. Da escolha dos ingredientes ao resfriamento pós-forno, você vai aprender em detalhes todas as etapas para assar o filão perfeito. Luiz Américo Camargo, autor de sucesso com Pão Nosso (também publicado pela parceria Panelinha-Senac), ensina estratégias para controlar o tempo e não ficar preso na hora do preparo. Com planejamento, você dribla a correria e encaixa o pão - e aquele perfume que sai do forno! - na sua rotina. E para você ler entre uma sova e outra, o livro ainda traz as crônicas do padeiro, numa prosa deliciosa como as fornadas.
Panelinha é o site que Rita Lobo criou no ano de 2000 para ensinar a preparar pratos saudáveis, revelando truques e manhas,de modo que qualquer pessoa consiga fazer. Para o livro, foram reunidas sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, grãos para o dia a dia, comida de criança, pratos variados com peixes, aves e carnes, sobremesas saudáveis, bolos fofíssimos, pães integrais, tudo para facilitar a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.
Uma pitada de sal, outra de pimenta? Neste livro, uma Pitada é, acima de tudo, uma vontade de acrescentar algo especial ao momento. Pode ser na disposição da mesa, na composição do prato, uma técnica culinária que facilite o preparo da refeição. Mas não pense que Pitada é pitado, não! O conteúdo foi testado, aprovado e fotografado ao longo de quase dois anos no blog Pitadas, do site Panelinha. E também nas Pitadas da Rita na Rádio Eldorado.
Há mais de 20 anos, Rita Lobo ensina todo mundo a cozinhar. Na quarentena, ela nem saiu de perto do fogão, para poder ajudar mesmo quem nunca tinha cozinhado na vida. Rita fez mais de 50 lives, gravou um programa de TV e uma série do YouTube em casa (até de pijama ela apareceu!), produziu muitas fotos, testou dezenas de receitas, respondeu a centenas de dúvidas nas redes sociais, enviou uma newsletter diária - e ainda escreveu este livro, um guia com tudo o que você precisa para se virar na cozinha. Tem dicas de higienização e lista de compras, além de receitas como arroz soltinho, feijão caseiro, o segredo da omelete, temperos para diferentes hortaliças, a fórmula da sopa de legumes, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e dois tipos de brigadeiro. Rita Lobo é criadora do Panelinha, autora best-seller de 10 livros e apresentadora de TV. (Se tiver alguma dúvida culinária, é só chamar: #ritahelp)
Mora sozinho e quer comer melhor? Rita Lobo ensina você a vencer os obstáculos da cozinha para um, sem precisar cozinhar do zero a cada refeição. Além de receitas saborosas e muitas técnicas culinárias, este livro traz soluções incríveis para a sua rotina: tem receita em uma panela só, tem uma aula completa de pê-efe, tem dicas desde a lista de compras até a hora de lavar a louça. Sem nem perceber, você vai ficar craque em planejamento. Vai aprender a armazenar, congelar e aproveitar melhor (e reaproveitar!) os alimentos. Vai saber montar uma despensa básica e escolher os utensílios. E ainda vai se divertir na cozinha. Só para um é uma ferramenta fundamental para você manter uma alimentação sempre saudável.
A dieta da vez, o alimento supernutritivo, os inimigos da saúde e da balança, a atividade física ideal. Em meio a promessas e polêmicas, que alimentos escolher ou quais hábitos nutrir para uma vida mais saudável? Neste livro, cientistas respondem às principais dúvidas relacionadas à alimentação, explicando de forma clara temas relacionados a dietas populares ¿ como a low-carb, a dieta dos pontos, a paleolítica, a do jejum intermitente e a hiperproteica ¿ e mitos alimentares, esclarecendo, por exemplo, se ¿pular¿ o café da manhã emagrece ou se o consumo de açúcar, leite, carne ou glúten pode fazer mal ao nosso organismo. Para concluir, discutem as propostas sugeridas pelo Guia alimentar para a população brasileira, abrangendo não só os nutrientes que devemos ingerir, mas chamando a atenção para o momento das refeições, o tempo que dedicamos a elas, a fome emocional, o comer com regularidade, o desenvolvimento de habilidades culinárias, entre outros tópicos. Destacam também a importância dos exercícios para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.
A capacidade de fazer uma pessoa sair do ´piloto automático e trazer o foco para si mesma tornou o mindfulness (atenção plena) conhecido mundo afora, com suas técnicas que comprovadamente ajudam na melhora da qualidade de vida. A partir desse conhecimento já consolidado internacionalmente, os autores deste livro desenvolveram um programa especial para a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento e burnout. As oito sessões do programa, ligado à Universidade Federal de São Paulo, são descritas em detalhes neste livro, com texto claro e apoio de áudios exclusivos para o leitor. O professor realiza as práticas em casa, para seu desenvolvimento pessoal, e pode incentivá-las no ambiente escolar, expandindo-as para os colegas, os estudantes e até os pais. Extremamente útil no dia a dia, este manual é uma contribuição do Senac São Paulo para que a escola seja um local de embate saudável de ideias, e não de pessoas; que o emocional em sala de aula seja aprimorado, não dilapidado; que os professores possam exercer, conscientes, aquela que é a mais nobre das profissões: educar.
Você já se perguntou se as roupas que veste e as marcas que escolhe realmente expressam quem você é e no que acredita? Será que de alguma forma você está sofrendo a influência das imagens que vê nos filmes, nos editoriais de moda e nas campanhas publicitárias?
Em O cérebro e a moda, Nathalia Anjos discute como certos paradigmas podem condicionar a nossa noção do que é belo, ideal ou do que está na moda, analisando como as imagens a que somos expostos podem impactar nossas emoções e sentimentos. Esse é justamente o campo de estudo da neuroestética, razão pela qual a autora explica como o cérebro registra os elementos estéticos que recebemos, assim como nossos modelos mentais, crenças e valores por meio dos quais percebemos a realidade e o imaginário coletivo que nos cerca.
Com o lançamento desta obra, o Senac São Paulo visa colaborar para que os leitores possam fazer escolhas de consumo mais conscientes, compreendendo o universo da moda com um olhar mais atento.
Neste livro, Bia Lombardi vem resgatar você do turbilhão de dúvidas na hora de criar e pôr em prática o seu projeto pessoal,sim, aquela ideia que tanto empolgou você um dia e que acabou ficando de lado com o tempo. Em uma jornada de autoconhecimento, Bia sugere primeiro descobrir o que move você, seu olhar, seus interesses, para então se pôr no lugar do outro: o que é importante para as pessoas? Como as suas ideias podem melhorar a vida dos outros, ao usar a criatividade para desenvolver projetos que tenham a sua cara, mas que também tenham um impacto positivo e transformador no mundo? O livro traz uma série de exercícios para você aperfeiçoar suas habilidades criativas e aguçar seu senso de observação, além de recursos complementares, como meditação, ilustrações e jogos, que você pode acessar de dispositivos móveis. O Senac São Paulo, reforçando seu compromisso com a educação e com a atitude empreendedora, vem, por meio deste lançamento, oferecer meios para que o leitor possa vislumbrar uma gama de possibilidades de atuação, relacionadas aos seus sonhos e ao dia a dia das pessoas, construindo experiências mais significativas para si mesmo e para a sociedade.
Continuar no emprego ou buscar uma reinserção no mercado de trabalho pode ser difícil após os 50 anos. No entanto, parar de trabalhar não está nos planos de muitos seniores, que com frequência se veem dispostos a continuar contribuindo com a família, com a sociedade e com a economia. Neste livro, Mara Sampaio mostra que o empreendedorismo pode ser uma saída para a sensação de estar ´perdido no deserto´ que comumente sucede a chegada da aposentadoria. Estabelecendo paralelos com O Pequeno Príncipe, obra de Saint-Exupéry que marcou gerações, a autora nos convida a mergulhar no autoconhecimento e a avaliar a estrada percorrida a fim de encontrar novos rumos de maneira mais consciente e otimista. Lançamento do Senac São Paulo, Empreender na maturidade: reinvente-se é dedicado a todos aqueles que buscam encontrar um novo mundo, na senioridade e no empreendedorismo, embarcando em uma jornada que tem potencial de ser ainda mais significativa para a autorrealização do que aquela iniciada na primeira fase da trajetória profissional.
Reencontre toda a intensidade do chocolate, sua delicadeza nas várias combinações possíveis com frutas oleaginosas e ainda o delicioso prazer dos bolos úmidos e cremosos presentes nestas 30 receitas que vão fazer você se derreter de prazer. Do irresistível petit gâteau ao delicado macaron, passando por um suave chocolate quente, você não resistirá à tentação de se esbaldar mais e mais com chocolate!
A Gravidez Dia a Dia é praticamente um guia para a gestante, trazendo detalhes sobre os 280 dias de gravidez, parto e nascimento. Organizado pela obstetra consultora Dra. Maggie Blott, o livro dedica uma página para cada dia, fornecendo um mix rico de conselhos práticos e explicações detalhadas sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação, assim como noções fascinantes sobre o crescimento e o desenvolvimento do bebê, ilustradas por imagens de fetos. Traz informações para levar uma gravidez saudável, com dicas detalhadas de nutrição, exercícios e outros hábitos para possibilitar ao bebê um bom início de vida e uma qualidade de vida para a mulher durante e após a gestação.
Há uma revolução da longevidade acontecendo no mundo. E no Brasil também. Existem mais pessoas maduras do que há cinco décadas. Será necessário criar na sociedade uma nova visão sobre o envelhecimento e novos valores culturais que abracem essa população sem preconceitos, de uma forma como nunca foi feita antes. O ponto de partida para essa incontornável transformação é entender que a Terceira Idade não é um borrão sem nuances. Há vários nichos com diferentes necessidades, aspirações e estilos de vida. É imprescindível enxergar o detalhe. As mulheres têm um papel crucial nessa nova sociedade que precisamos construir, especialmente um grupo de mulheres ativíssimas que já provou o seu valor na revolução feminina da segunda metade do século passado e está outra vez abrindo novos caminhos para as gerações futuras. Este livro, da jornalista Marcia Neder, traz uma pesquisa qualitativa que retrata os sete perfis que representam as mulheres dessa geração revolucionária e mais uma série de dados que mostram em detalhes quem são, o que pensam, como fazem as escolhas, como enxergam o futuro ainda longo que têm pela frente e a responsabilidade do próprio papel nessa nova sociedade.
A orquídea é encontrada tanto em estabelecimentos mais exclusivos quanto em supermercados e feiras. É também um dos presentes preferidos, seja para uma pessoa querida, seja como um mimo para si mesmo, afinal, suas flores duram como poucas: até quatro meses se for uma falenópsis, uma das orquídeas mais conhecidas. ABC das orquídeas apresenta todos os passos necessários para manter sua planta saudável e fazê-la florescer novamente, mostrando como acomodar, tutorar, regar, adubar, podar, replantar e multiplicá-la, e respondendo a dúvidas como: Onde posicionar a orquídea? Regar quantas vezes por semana e a que hora do dia? Qual a quantidade de água? Molhar ou não as flores? Colocar ou não um prato embaixo do vaso? Quando e quanto adubá-la? Rica em fotos e ilustrações coloridas, esta publicação do Senac São Paulo aprimora o conhecimento de profissionais de jardinagem e botânica e agrada também à imensa legião de admiradores das orquídeas.
Professores e pesquisadores de importantes instituições brasileiras investigam, nesse livro, a produção paisagística dos três primeiros séculos do Brasil pós-colonial, os rumos e tendências que marcaram essa atividade durante as décadas de afirmação do caráter nacional, de 1930 a 1970, e a contribuição, a partir de 1976, dos afiliados da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) a essa área. Além desse estudo retrospectivo, o livro reflete também acerca do futuro da profissão de arquiteto paisagista no Brasil, relacionando-a às demandas ambientalistas, entre outras.
Você já é maior de 60? Tem 65, 70, 80, 90 ou 100 anos? Conquistas da medicina e da cosmiatria podem fazer essa geração pós-60 manter boa saúde, bem-estar e qualidade de vida por muito tempo ainda. O rejuvenescimento estético é o principal tema desse livro, dirigido também aos menores de 60 anos. Porque a única coisa que a geração anterior não realizou e os jovens de agora poderão fazer é a prevenção. E a turma de 20 anos também poderá aprender muito e começar a se cuidar para, na maturidade, ter uma vida mais jovem ainda do que a dessa geração.
Sabe aquela tarde em que você brincava no quintal, e lá da cozinha vinha aquele cheirinho inconfundível de coisa boa no forno? E de repente, ao ouvir tá pronto!, a molecada largava tudo e corria pra mesa, com a boca já cheia dágua? Este livro Bolo de Avó é assim - recheado de muito carinho como os quitutes que só as vovós fazem como ninguém, ele resgata as delícias e sabores dos bolos que marcaram nossa infância. As 60 receitas aqui apresentadas são facílimas de fazer - e mais ainda de comer: bolo de cenoura, de brigadeiro, de côco, o inconfundível aroma dos bolos de milho e de laranja, o irresistível gostinho de mandioca do bolo Souza Leão, e muitas, muitas outras gostosuras. Mais do que um simples receituário, é obra para ter em casa - na cozinha, não só na biblioteca - e para presentear amigos e parentes... Sim, porque ao folhear suas páginas, qualquer um pode voltar a ser criança e ainda vivenciar seu momento de vovó, no fogão.
Para facilitar sua vida na cozinha e na hora de receber convidados, o Senac São Paulo traz ao mercado. Bom apetite! 365 receitas para o dia a dia, uma bela caixa com cinco livros que apresentam receitas clássicas e pratos originais para você saborear com a família e os amigos. Seja ao preparar uma comidinha caseira para um aconchegante almoço em família, ou ao investir em pratos mais sofisticados para uma comemoração entre colegas ou amigos, as dicas e as receitas apresentadas aqui tornarão esses momentos ainda mais especiais e saborosos. Aproveite... e bom apetite!
Brincando com a Turma da Mônica convida a conhecer - ou relembrar - mais de 70 brincadeiras, jogos, passatempos e parlendas que deviam fazer parte do "manual básico da infância feliz": Alerta, Pega-pega, Cama de gato, Mãe da rua, Pique-bandeira, Cabo de guerra, Pular elástico, Pular corda... Dá para brincar sozinho, em dupla ou em grupo, em qualquer espaço. Totalmente colorido, com fotos de brincadeiras e a participação dos personagens de Mauricio de Sousa, este lançamento do Senac São Paulo com prefácio de Rosely Sayão é mais do que um rico material de apoio para quem trabalha com atividades lúdicas. É um livro para todas as gerações, destinado a pais, tios e avós que não perderam o gosto por brincar e crianças que querem se divertir "à vera"!
As relações entre o alimento e sua libertação passam pelos agricultores, pela salvaguarda de espécies autóctones e pelo empoderamento das populações mais carentes de comida. Esses elementos são peças fundamentais para melhorar as condições humanas em um mundo globalizado, no qual a fome ainda não foi erradicada e a biodiversidade continua não sendo respeitada. É nesse sentido que atuam o movimento Slow Food e a rede da Terra Madre, em busca da libertação da gastronomia. Petrini nos conta sobre os projetos desenvolvidos em diversas partes do mundo, tanto pelos membros do movimento Slow Food quanto por pessoas interessadas em mudar a realidade de sua região, incluindo políticos e famosos chefs da gastronomia mundial. No decorrer da leitura, você se surpreenderá com o que já aconteceu e com o que ainda pode ocorrer no mundo da gastronomia.
Goiabada, compota de cajá, de umbu e de pêssego; doce de cidra e de mamão; geleia de morango e de tamarindo; conserva de pinhão, de palmito e de pequi; sardela e alichella; picles de pera... Quem não fica com água na boca ao pensar nesses doces, conservas, compotas e antepastos? Quem não se encanta diante daqueles vidros que enchem nossos olhos com o colorido dessa tradição centenária? Resgatando todo esse sabor e essa cor, cultivados nos tachos de norte a sul do país, o Senac São Paulo apresenta Conservas do meu Brasil, uma coletânea com mais de cinquenta receitas, todas testadas e adaptadas pela banqueteira Gil Gondim, para que você possa reproduzi-las em pequenas porções na sua própria cozinha. Vídeo: https://www.facebook.com/editorasenacsp/videos/1063860216966742/
Resultado de 15 anos de experiência da food designer Inês Braconnot, este livro mostra a riqueza da culinária vegetariana e crua e a eleva ao patamar da gastronomia contemporânea. As 88 receitas ilustradas com belíssimas fotos vão surpreender o leitor: lasanha com girassol crocante, rolê de berinjela com centeio e brócolis, petit gâteau com recheio de damasco, shake de manga são algumas delas. A autora faz um breve histórico dessa cozinha, ensina os processos baseados em sementes germinadas, fermentados, desidratados, liquefeitos e amornados, apresenta os equipamentos necessários e ainda dá dicas de cardápios.
A ilusão do cinema pode ser mantida no diálogo filosófico? Não se quebra o encanto? A arte que pode emocionar, alegrar, distrair, ensinar, denunciar... quando posta sob o olhar que interroga perderia sua terceira dimensão? Segundo os autores, o cinema não se presta a ser mera ilustração de pensamentos. Ele é mais e está além de uma única interpretação, ou então seria pura propaganda ideológica. Logo, a magia não se quebra; ao contrário, se enriquece, pluraliza, expande o olhar ou o aprofunda. Como já disse Jean-Claude Bernardet, a história do cinema é em grande parte a luta constante para manter ocultos os aspectos artificiais do cinema e para sustentar a impressão de realidade, e é também o esforço constante para denunciar esse ocultamento e fazer aparecer quem fala.
A dança é a arte do corpo em movimento. E está presente nas mais diversas tradições culturais, seja em suas festividades e comemorações religiosas, seja em sua própria produção artística. No cenário acadêmico e educativo do Brasil, a dança tem sido valorizada com a criação de cursos universitários de graduação e pós-graduação. Neste volume, Marcia Tiburi troca correspondência com a professora de dança e teatro Thereza Rocha. Juntas, refletem sobre o sentido da dança e sua conexão com o pensamento. É a dança das palavras.
O desenho é uma das artes mais fundamentais, e, de presença marcante nas artes visuais, liga-se de forma imprescindível ao design. Tiburi recupera a importância dessa arte numa conversa com o músico e professor de desenho Fernando Chuí, produzindo um diálogo ilustrado que serve como introdução ao desenho e suas interfaces com a educação e a cultura contemporâneas. Partem da reflexão sobre o conceito de desenho, e buscam as relações pedagógicas e históricas que ele estabelece com outras áreas do conhecimento.
O diálogo sobre educação, com toda sua implicação filosófica, é algo tão necessário quanto o oxigênio que nos libera da asfixia. Pensar na ´contramão da servidão´ ideológica é libertário, e a educação é simplesmente o ponto nevrálgico de todo compromisso estabelecido pelas pessoas em sociedade. Educar para a liberdade parece ser mesmo revolucionário e propõe o entendimento das condições a que estamos lançados, ou, por que não dizer, a que nos lançamos. A responsabilidade, a ética, o compromisso com o outro (que somos nós mesmos) reclamam essa consciência, só mesmo reconquistada no diálogo. Quem sabe assim se possa estabelecer a ponte entre as pesquisas acadêmicas sobre o assunto e a vida concreta de pessoas reais, muitas vezes distantes da reflexão filosófica, mas nem por isso incólumes às ideologias impostas à educação, como a ideia corrente de que educar é, necessariamente, formar pessoas que possam gerar renda.
Em um mundo cada vez mais marcado pela presença de câmeras digitais, muitas vezes acopladas a celulares e tablets, discutir a fotografia como uma atividade especializada, pertencente ao mundo das artes, pode parecer, para muitos, fora de contexto. Atualmente, todos nós podemos tirar uma fotografia, editá-la e, depois, compartilhá-la e exibi-la em álbuns, porta-retratos e redes sociais, como uma forma de tomar nota da vida cotidiana ou de guardar lembranças. Em Diálogo/fotografia, Marcia Tiburi e Luiz Eduardo Achutti retomam, por meio da prática pedagógica fundamental, o diálogo, questões de grande importância para aqueles que se põem a pensar sobre a fotografia (sobre a sua história, o seu desenvolvimento e o seu papel): Há reconciliação possível entre a fotografia e a arte? Ou não há necessidade de reconciliação uma vez que nunca houve cisão? A fotografia é, então, uma forma de arte? Ou é toda arte uma forma de fotografia? Questões tão sérias quanto provocativas são discutidas de maneira leve e prazerosa. Não se trata de um livro de teoria, mas de uma correspondência entre dois amigos intelectuais que, ao explicarem seu pensamento um para o outro, nos ensinam e nos convidam para o diálogo.
Fotografar não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente com tantos celulares munidos de câmeras potentes e tecnologias cada vez mais acessíveis nos dias de hoje. Porém, alguns conhecimentos (e muita prática!) são necessários para criar boas composições e atingir o efeito desejado, seja ele a expressão de uma ideia ou de um sentimento, seja a construção de uma narrativa, a intenção de envolver (ou chocar) o observador, de conduzir seu olhar, etc. Com o objetivo de apresentar esses conhecimentos de maneira simples e didática, os autores organizaram um material rico em imagens e conteúdo, abordando desde conceitos e técnicas mais básicos de fotografia até as informações específicas das áreas em que um profissional pode se especializar (como a fotografia social, o fotojornalismo, a fotografia de moda, de publicidade e propaganda, entre outras), trazendo também dicas valiosas sobre o desenvolvimento e a divulgação do portfólio pessoal. Escrito em uma linguagem de fácil entendimento por três fotógrafos experientes, que são também professores de fotografia, este lançamento do Senac São Paulo é destinado tanto a quem fotografa por hobby quanto aos que desejam atuar profissionalmente, ajudando a dar os primeiros passos na área ou a aprimorar a prática de quem já atua no mercado.
O livro propõe uma reflexão sobre assuntos como carreira, plano de carreira, networking, imagem pessoal e ajustes possíveis, de modo a potencializar uma imagem gerenciada com segurança, sabedoria e equilíbrio, e projetada com foco e coerência. Para isso, traz o mapeamento de competências, o modelo de plano de carreira, bem como dicas de como ter um networking eficiente e trabalhar o autoconhecimento e a autoestima, que constituem a espinha dorsal de uma imagem pautada na segurança interior e na escolha bem-feita de itens de vestuário.
A primeira impressão pode ser decisiva para que se inicie uma relação de confiança entre candidato e eleitor. Saber o que vestir e como se comportar em diferentes ocasiões é importante para a criação da imagem como o candidato quer ser conhecido. Este livro apresenta diversas dicas de vestuário, de como lidar com a mídia e evitar gafes que podem ser aproveitadas não somente por aqueles que querem se destacar na política, mas também por todos que desejam aprender a se portar elegantemente em eventos sociais e profissionais.
Este livro inclui uma introdução ao cultivo de hortas em vasos, assim como as principais técnicas e ferramentas que envolvem esse tipo de cultura. Você encontrará dicas para plantar frutas, hortaliças e ervas, da semeadura até a colheita, além de trinta sugestões de projetos para maximizar a produção.
Como é bom passear por um jardim caprichado, uma área verde bem cuidada ou uma horta exuberante! As plantas, com sua vivacidade, enchem nossos olhos com belas cores e despertam nosso olfato com seus aromas únicos. E até mesmo os elementos "mortos" da paisagem: pedras, seixos e outras decorações ganham vida em combinações cheias de harmonia. Jardinagem profissional: técnicas para o bom cultivo da terra é um livro que visa contribuir para a formação do profissional responsável pela criação e manutenção de tais espaços. De forma prática e objetiva, o livro aborda o perfil profissional e o mercado de trabalho do jardineiro, desde a seleção de mudas, o preparo do solo, o plantio e o cultivo, até questões éticas, como a importância do meio ambiente e da sustentabilidade tudo convergindo para o bom planejamento e a harmonização do jardim. Com esta publicação, o Senac São Paulo espera capacitar jardineiros e hortelões para que desempenhem não apenas os aspectos técnicos de sua profissão, mas que estejam também atentos aos cuidados necessários para a preservação e a conservação do meio ambiente como um todo.
Este Manual prático de confeitaria Senac apresenta de maneira didática os conhecimentos técnicos fundamentais para a prática profissional, bem como receitas variadas, que abrangem massas, cremes, sobremesas, tortas, bolos, preparações com chocolate e produções geladas, todas recheadas de dicas, explicações passo a passo e ricas fotos. Os autores presenteiam o leitor, ainda, com duas receitas criadas exclusivamente para o livro, evidenciando sua originalidade. Contando com a experiência e o conhecimento de profissionais da própria instituição em parceria com outros especialistas, o conteúdo da Série Senac Gastronomia tem o objetivo de trazer ao leitor as bases teóricas da área aliadas à qualidade consolidada do modo de fazer Senac. Com esta coleção, o Senac São Paulo reafirma seu compromisso de promover uma educação profissional transformadora e humanizada, em especial nos âmbitos da produção alimentar e dos serviços.
A maquiagem contemporânea traz como novidade uma estética naturalista, exigida pela tecnologia HD, tão presente no dia a dia, em razão do uso de câmeras digitais e de celulares inteligentes. Esse livro oferece um painel sobre a maquiagem na era da imagem digital, com informações atualizadas sobre áreas de atuação e mercado de trabalho. Com base nos estudos de geometria facial e de harmonia cromática, traz técnicas de maquiagem para o dia, a noite, para noivas e pessoas de pele madura, mostradas passo a passo. Para revelar esse universo, a autora Marcia Cezimbra entrevistou profissionais e teve a consultoria da maquiadora carioca especializada em noivas Carla Barraqui, responsável pelo conteúdo técnico dessa publicação e pela produção de beleza.
A partir de situações concretas e familiares, o livro retoma conteúdos do ensino fundamental e sistematiza conceitos básicos, relacionando a teoria com a prática para estimular o desenvolvimento da observação e o estabelecimento de relações que facilitem o desempenho profissional e a resolução das questões pessoais rotineiras. Estrutura-se em torno de grandes temas: contagem, as quatro operações fundamentais, frações, números decimais, grandezas e medidas, razão, proporção e porcentagem. A matemática financeira, embora fuja à dinâmica do livro, foi incluída como último tema, para que o leitor perceba a lógica dos financiamentos e o que está por trás das sedutoras ofertas de compras a prazo "sem juros", do parcelamento da dívida no cartão de crédito ou do uso do cheque especial. Ao longo de todo o livro estão propostos desafios que servem para encaminhar o raciocínio, convidando o leitor a participar da construção do conteúdo, testar sua autonomia em relação a algum assunto, ou mesmo para motivá-lo a seguir com seu estudo.
Neste livro, duas áreas aparentemente desconexas unem-se para criar uma obra única e de interesse fundamental para os leitores interessados nas questões ambientais e de gênero. Em Meio Ambiente e gênero, Loreley Garcia explana como a igualdade de participação de homens e mulheres pode garantir a erradicação da pobreza, bem como a proteção e gestão dos recursos naturais, o desenvolvimento econômico e social e conquistas na área da saúde. Para a autora, somente quando as instituições nacionais integrarem a perspectiva de gênero em seus arranjos institucionais, elas alcançarão o desenvolvimento sustentável - um tema de alta importância para o homem do século XXI.
Projetar e apresentar soluções diferenciadas são os principais desafios desse livro de Miriam Gurgel. Esse manual, imprescindível para profissionais e alunos da área de design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento.
Levar uma fechada no trânsito, com direito a xingamento. Alguém se aproximar da pessoa com quem estamos de um jeito insinuante. Estar com fome e ter de terminar um relatório. Fazer uma pergunta e receber uma resposta atravessada. O dia a dia é repleto de gatilhos de uma emoção poderosa: a raiva. Os sinais de que ela está para tomar conta também são inúmeros: o rosto fica vermelho, começa o suor, dá ¿branco¿ na mente, o estômago dói, os punhos se cerram. Por mais variados que possam ser os disparadores da raiva e os sinais de uma explosão, existem basicamente três tipos de resposta: ¿ Engolir (e, no futuro, lidar com doenças relacionada à emoção acumulada). ¿ Explodir (e arruinar seus relacionamentos). ¿ Administrar (para evitar as duas alternativas acima). Este livro, escrito por consultoras organizacionais especializadas na raiva e em seus impactos, explica como gerenciar essa emoção e só aproveitar o que ela pode oferecer de bom (sim, existe). Para isso, as autoras apresentam técnicas e práticas que aplicam em seus treinamentos em empresas de todo o país.
São Paulo é uma cidade lírica, polo efervescente de cultura e artes e vivenda da literatura. Não é à toa que muitos literatos e profissionais ligados à área fizeram de São Paulo sua morada, a qual serviu de inspiração para poemas, teatros, bibliotecas e lugar de prosa por entre suas livrarias, seus bares e centros culturais. A paixão pelas letras unida ao espírito investigativo da autora Goimar Dantas faz deste livro um dossiê completo sobre as rotas literárias de São Paulo, minuciosamente selecionadas para compor esta publicação. Aqui estão reunidas informações sobre a história dos locais, casos curiosos que neles aconteceram, fotografias e entrevistas com escritores, livreiros, editores, críticos literários e gestores culturais que participam do cenário literário da capital paulista. São 21 rotas que o leitor poderá conhecer ou rememorar sob um olhar lírico e poético. Por quantos lugares não passamos e por desaviso não sabemos de sua importância histórico-literária para a cidade? Por meio deste livro-guia, você descobrirá onde a literatura pulsa em São Paulo, como se estivesse tomando um café com os principais expoentes dessa área.
Basta o frio chegar para ficarmos com vontade de tomar uma sopa bem quentinha. Para os dias de calor, a versão fria também pode ser uma boa pedida. Existem sopas tradicionais com legumes, carnes e aves, e também algumas mais exóticas, com peixes e frutos do mar. Em Sopa de avó você encontrará receitas práticas, como a deliciosa sopa de feijão com macarrão e o creme de cebola, além de algumas mais sofisticadas, como a sopa de couve com costeletas. O novo hit do verão também está aqui: o famoso gaspacho, uma sopa fria muito consumida pelos espanhóis. A ideia é que as receitas possam ser congeladas para facilitar o dia a dia. Mas o principal é descobrir como os ingredientes podem ser misturados e alterados, dando origem a novas e incríveis combinações.
Muito se engana quem pensa que para ter um jardim é necessário dispor de muito espaço, tempo ou mesmo aptidão para cuidar de plantas. Os terrários são ecossistemas em miniatura que podem ser montados sem grandes dificuldades e que, depois de prontos, exigem poucos cuidados para se autossustentar. Além de adicionar mais verde e decorar os ambientes de forma personalizada, eles também são uma forma de reaproveitar vidros e outros materiais, prezando pela sustentabilidade. Este lançamento do Senac São Paulo funciona não só como um manual, ensinando passo a passo os cuidados para a criação desses pequenos jardins, feitos em recipientes abertos ou fechados, mas também como uma semente capaz de despertar a criatividade e a sensibilidade do leitor durante todo o processo.
A forma como os outros o enxergam é importante para você? Mas e você, como se vê? Isso o preocupa? Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza mostra que camuflar o negativo e exaltar o positivo existente em você é possível. Mas preste atenção: para isso existe o visagista, o profissional que, com conhecimento teórico e destreza prática, vai adequar a imagem desejada à imagem projetada, auxiliando o cliente a exprimir aquilo que ele pretende transmitir.
Visagismo é a arte de embelezar ou transformar o rosto utilizando cosméticos, tinturas e o corte do cabelo. Philip Hallawell, artista plástico, escritor, educador da arte, entre outros, nos oferece um livro obrigatório para maquiadores e cabeleireiros, profissionais e estudantes do visagismo, e útil para os que querem conhecer os princípios básicos de harmonia e estética do rosto, mostrando em detalhes como criar efeitos por meio da linguagem visual e da criatividade, fugindo das fórmulas e soluções padronizadas.
O livro Terrafutura diálogos com o Papa Francisco sobre ecologia integral, é resultado do diálogo entre Papa Francisco e Carlo Petrini, fundador do (aspas em Slow Food) Slow Food sobre ecologia integral. Neste lançamento as duas referências em sustentabilidade falam sobre os rumos do planeta Terra, refletindo sobre o modelo de desenvolvimento econômico em vigor, nossa relação com a natureza e com o outro. Nesse âmbito, criticam a globalização da indiferença, a inequidade social e a cultura do descarte, enaltecendo a importância do acesso universal à educação, do diálogo, da preservação da biodiversidade e da pluralidade cultural, buscando práticas que favoreçam o ser humano e o viver em comunidade.
Tem interesse ou atua como profissional de administração? A profissão é bastante versátil, já que é possível exercer variadas funções em uma empresa ou mesmo gerir o seu próprio negócio. Mas como escolher que caminho seguir? No livro Administração da teoria à prática para o sucesso, Roberto Cunha Neto nos explica as teorias administrativas que surgiram ao longo do tempo, ilustrando como a administração é aplicada no dia a dia das organizações, e como se dá hoje a rotina do administrador de empresas nos diferentes departamentos em que pode atuar. São destacadas as habilidades humanas requisitadas pelo mercado, como a proatividade, a comunicação, o trabalho em equipe, a alta produtividade e a atitude sustentável, ética e cidadã, assim como o domínio de recursos técnicos, como a análise SWOT, o modelo de negócios Canvas e o ciclo PDCA. O autor ainda aponta as principais tendências do mercado, com dados atuais de pesquisas, e dedica um capítulo final para o empreendedorismo, indicando as razões para empreender e as características dos profissionais desse setor. O conteúdo é complementado com dicas de filmes e livros, além de atividades e glossário, para explorar melhor os temas abordados.
Aprenda a preparar comidas japonesas com as técnicas e segredos de Ronaldo Catão. Com mais de 700 fotos ilustrando o passo a passo dos pratos, sushi e sashimi, este guia fundamental ensina desde a escolha do peixe até a preparação das receitas e decoração final do prato, passando pela limpeza e retirada dos files, técnicas de conservação e armazenagem. O autor apresenta ao leitor as origens do sushi e tudo que é necessário para a preparação dos mais diversos tipos de prato os ingredientes principais, utensílios, molhos, e muito mais.
Como ser um sushiman de sucesso? O livro de Ronaldo Catão, empresário da área de alimentação e diversão, fundador e professor da Academia do Sushi Escola de Culinária Japonesa Ltda, revela os segredos, sutilezas e sofisticações da culinária japonesa, num formato técnico e inovador, com quase 2000 fotos que ilustram o passo a passo do preparo de sushis tradicionais e suas variações, além de outros pratos japoneses tradicionais. O livro atende tanto a iniciantes, quanto iniciados na milenar arte do sushi.
Aprenda tudo sobre a área acadêmica. Para concluir um curso de graduação, mestrado ou doutorado, é essencial apresentar uma monografia, mas, como explica Eveline Athayde, essa não é uma tarefa fácil. Com o intuito de compartilhar suas percepções como orientadora de trabalhos de conclusão de curso e sua vivência com outros estudantes no período em que realizou o seu doutorado, a autora destaca, nesta publicação, os problemas mais recorrentes nessa fase e formas de superá-los. Para tanto, propõe reflexões sobre como escolher um tema de estudo e orientador, como tornar a leitura do seu texto mais interessante, como se organizar e antever problemas na produção do trabalho, e como conciliar vida acadêmica e pessoal, reforçando a importância do autoconhecimento e da flexibilidade na tomada de decisões. Como conteúdo complementar, um apêndice no fim do livro traz a estrutura ABNT de um trabalho acadêmico e um checklist com as tarefas principais a serem cumpridas ao longo do projeto. Este lançamento do Senac São Paulo é dirigido a estudantes que estejam redigindo suas monografias, servindo como ferramenta de apoio para um bom planejamento e resolução de impasses típicos dessa etapa.
Quando necessitamos de cuidados para restabelecermos nossa saúde em hospitais, logo pensamos na importância do enfermeiro, que acolhe e acompanha o paciente desde a aferição dos sinais vitais ao correto uso de medicações, mobilidade e cuidados no dia a dia, sendo importante elo de comunicação entre equipe médica, paciente e família. Nesta publicação, Sabrina Ottenio da Costa nos apresenta a história e a evolução da enfermagem e explica como a humanização na assistência à saúde vem sendo incorporada à prática de enfermagem, detalhando materiais, técnicas e procedimentos que devem ser realizados para proporcionar maior qualidade no atendimento, mais segurança e conforto, gerando aos pacientes menos riscos de adoecimento e de sofrimento. Atento aos benefícios de um atendimento de saúde humanizado à população, o Senac São Paulo visa com este livro oferecer conteúdo didático que possa contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos estudantes e profissionais de enfermagem.
Pensando em estratégias e dicas para que o confeiteiro evite cair em armadilhas, como excesso de floreios e falta de planejamento e organização, Mara Cakes propõe, nesta obra, a simplificação dos processos de produção de bolos e sobremesas a fim de melhorar o aproveitamento das preparações e, consequentemente, o lucro dos negócios de confeitaria. Em Sem firulas: de um bolinho à franquia na Europa, Mara compartilha, por meio de suas variadas receitas, seu entusiasmo tanto por essa área quanto por ensinar e ajudar pessoas, além de contar um pouco da história de sucesso do Grupo Mara Cakes. Com esta publicação, o Senac São Paulo busca contribuir mais uma vez para o aprimoramento de confeiteiros profissionais, bem como incentivar aspirantes a dar o primeiro passo nesse grande mercado, que tem o potencial de mudar vidas, assim como mudou a de Mara.
Apaixonada pela confeitaria e suas técnicas verdadeiras, obcecada pelas mídias e, acima de tudo, glutona, Raiza Costa criou o Dulce Delight em 2010, o primeiro canal on-line dedicado à confeitaria, antes mesmo de ser formada pelo French Culinary Institute de Nova York. Sua direção de arte, irreverência e humor renderam milhares de visualizações para o canal, que se tornou referência e se estendeu para um programa diário no GNT, o Rainha da Cocada. Com um pé no vintage e outro na inovação, e sempre com seu cãozinho Lancelote por perto, Raiza mistura tecnologia e funcionalidade com elementos decorativos que muitas vezes lembram a casa aconchegante de uma avó querida, mas sem perder a sua espontaneidade nem os códigos contemporâneos. Neste livro, você encontra receitas exclusivas e também as de maior sucesso da chef, sempre acompanhadas de importantes dicas que fazem a diferença. Nele, são ensinadas técnicas de confeitaria avançadas para seu séquito de fãs (e também para os fãs da confeitaria), de um jeito simples e divertido! Lançamento do Senac São Paulo, Confeitaria escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim é uma "deliciosidade" em todos os sentidos. Das receitas, que refletem um grande respeito pelas técnicas tradicionais francesas, ao projeto gráfico primoroso, com fotos criativas que ilustram todas as sobremesas e doces, tudo foi pensado para retratar, o mais fielmente possível, não só a trajetória de uma profissional, mas também a essência de uma personalidade intensa e descontraída.
O Brasil é um dos maiores produtores de roupas e manufaturas têxteis do mundo, com grande procura por mão de obra especializada no setor de confecções. Em Costurar e empreender: o universo da confecção você encontrará mais informações sobre esse mercado e recursos essenciais para se desenvolver no segmento de costura industrial de roupas e até mesmo iniciar o seu negócio. Para tanto, são apresentadas as principais técnicas de costura industrial adotadas em confecções, assim como agulhas, máquinas e tecidos mais indicados para diferentes usos. Para fixar o aprendizado, há uma sequência passo a passo com fotos ilustrativas para você montar blusas, camisas, saias, vestidos e calças jeans, utilizando as técnicas apresentadas. Complementando o conteúdo, um encarte sobre cuidados com a saúde traz ainda exercícios de alongamento e orientações sobre postura, para evitar lesões. Com esta publicação, o Senac São Paulo tem como intuito oferecer subsídios práticos para todos aqueles que desejam empreender na área de costura industrial, visando colaborar para que mais pessoas possam ingressar no mercado de trabalho bem-informadas e aptas para realizar as suas atividades.
A Fundação Educar DPaschoal traz, em seu DNA, a crença na educação para a cidadania como estratégia de transformação social gerando valor compartilhado. Para isso, afirma, em sua missão, ser preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas, de suas comunidades e desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo através da leitura. O Senac São Paulo, por meio de sua ação educacional, enfatiza a importância do desenvolvimento social e implementa projetos que estimulam a inclusão e a cidadania. A afinidade de vocações e valores resultou na publicação deste livro. Mais do que celebrar as três décadas de atuação da Fundação Educar, é um livro com espaço em prateleiras das mais diversas: a do gestor privado que busca organizar as práticas de cunho social de sua empresa; a do gestor público que precisa se aproximar das demandas das comunidades; a dos representantes de grupos e comunidades que precisam falar com os gestores; a de pessoas que, mesmo não estando ´oficialmente´ envolvidas em uma causa ou um cargo, estão incomodadas e querem ´fazer algo´. As histórias aqui apresentadas provam que nem toda ação precisa começar ou se pretender grandiosa. Muitas vezes, apenas colocar as figuras certas em contato funciona como a fagulha para a transformação. Ao mostrar como iniciativas diversas podem se estruturar, este livro do Senac São Paulo em parceria com a Fundação Educar DPaschoal se relaciona com áreas como direito, economia, administração, marketing, saúde pública, educação e cultura e é uma leitura esclarecedora para todos os interessados em realizar uma ação social.
À mão livre: a linguagem visual é uma publicação essencial no âmbito das artes visuais. Nela, o autor apresenta os fundamentos da linguagem visual, além de abordar temas como a natureza da imagem, o cérebro emocional e a percepção visual. Explica também o que são os símbolos arquetípicos de Jung no contexto da linguagem visual e sua aplicação na área de estética, beleza e estilo. Para complementar, traz seu método inovador de ensino do desenho de observação e um conteúdo específico sobre o processo criativo, com dicas e exercícios para estimular a criatividade.
Lançamento do Senac São Paulo, esta obra é dirigida aos profissionais das artes visuais e aplicadas, a todos os que já desenham ou querem aprender a desenhar e àqueles que queiram aperfeiçoar a sua competência visual, tanto para interpretar as imagens que nos cercam como para expressar ideias e sentimentos graficamente.
Forma, cor, textura, imagem... como os princípios do design se aplicam às novas mídias? Como podem ser combinados e que experiências podem proporcionar aos usuários? Em Design digital: conceitos e aplicações para websites, animações, vídeos e webgames, as autoras explicam os aspectos teóricos e detalham as etapas de produção necessárias para a criação de interfaces e produtos voltados às mídias digitais. Para complementar, o livro apresenta inúmeros exemplos ilustrados, exercícios de fixação, sugestões de leitura, um glossário com os principais termos da área e dicas de sites com recursos que facilitam a vida do designer.
A Educação Financeira é reconhecida hoje como tema essencial na formação de jovens e adultos. Pesquisas constatam as dificuldades das pessoas em cuidar do próprio dinheiro, equilibrar orçamentos, evitar dívidas e poupar. Sabem que decisões de compras impensadas geram desperdícios e dívidas que se acumulam, sabem que o dinheiro não vai sobrar no final do mês, mas não conseguem manter um equilíbrio entre ganhos e gastos. Considerando que o público-alvo deste livro é abrangente, formado por jovens que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho e por adultos que já exercem sua profissão há algum tempo, nosso objetivo é apresentar temas fundamentais da educação financeira. Os assuntos são trabalhados em situações do cotidiano, destacando os erros mais comumente cometidos no cuidado com o dinheiro e, na sequência, indicando hábitos financeiros saudáveis. Com esta publicação, o Senac São Paulo espera contribuir para que profissionais de diversas áreas e o público em geral possam planejar melhor sua vida financeira e reunir condições para alcançar metas e sonhos.
O universo das mídias digitais está em contínua transformação, e o mercado vem exigindo profissionais qualificados que dominem as novas ferramentas oferecidas em suas versões mais recentes dos programas Adobe, líder absoluto desse mercado para edições. Lightroom trabalha com todos os tipos de fotografias digitais, sejam de câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou de smartphone. Os fotógrafos profissionais estão migrando do Photoshop para o Ligthroom, que é uma ferramenta eficaz de organização e edição por lote.
Você já se surpreendeu com a rapidez da entrega de uma compra on-line ou já recebeu no seu e-mail exatamente o anúncio de um produto que estava pesquisando na internet? Esse é o resultado de ações de marketing bem-sucedidas. Mas quais seriam hoje as melhores estratégias para comercializar produtos e serviços? Em Marketing na prática: conceitos e exemplos para atuar na área, a autora nos explica que, antes de mais nada, é importante conhecer um pouco sobre a história do marketing e fundamental saber quem é o nosso público, para então segmentar o mercado e posicionar a marca. Contribuições do marketing digital e seus novos canais de distribuição, de comunicação e de compra e venda, como omnichannel, e-commerce, inbound marketing, infoprodutos, etc., são abordados na publicação, que traz também orientações sobre como desenvolver pesquisas de mercado e planos de marketing. Com este lançamento, o Senac São Paulo espera colaborar para que todos os estudantes, profissionais da área e interessados em alavancar negócios consigam tirar suas ideias do papel e viabilizá-las, por meio de análise, planejamento e uso das ferramentas de marketing disponíveis.
Destaque de muitos estabelecimentos, o bar e a figura do bartender muitas vezes orientam a escolha do público na hora de decidir aonde ir ou onde agendar um evento. Criar receitas inéditas a pedido do cliente, apresentar propostas de menu rentáveis e fazer o controle de estoque são algumas das inúmeras atividades desse profissional.
Com amplo repertório sobre o tema, Pedro Alves Cardoso e Luísa Corrêa detalham nesta publicação o perfil e as funções exercidas pelo bartender, trazendo tanto informações técnicas como tendências de mercado voltadas a quem trabalha em bar ou deseja empreender na área.
Um rico conteúdo sobre bebidas é apresentado ao leitor, abordando suas propriedades e harmonizações. Cerca de oitenta receitas são ilustradas com foto, reunindo coquetéis clássicos e contemporâneos, internacionais e brasileiros.
Com este lançamento, o Senac São Paulo visa contribuir para o aperfeiçoamento profissional do bartender, estimulando a inovação do setor, a criatividade e ações empreendedoras.
O livro apresenta a estratégica mercadológica e o raciocínio de marketing, os fundamentos de posicionamento de produtos globais versus produtos com identidade local. De maneira inovadora, com a exposição de exemplos de sucesso e insucesso de vários segmentos, mercados, territórios e países. Um ponto central abordado pelo autor são as leis que regem as negociações.
A forma como os outros o enxergam é importante para você? Mas e você, como se vê? Isso o preocupa? Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza mostra que camuflar o negativo e exaltar o positivo existente em você é possível. Mas preste atenção: para isso existe o visagista, o profissional que, com conhecimento teórico e destreza prática, vai adequar a imagem desejada à imagem projetada, auxiliando o cliente a exprimir aquilo que ele pretende transmitir.