Durante toda a história da humanidade, as joias sempre estiveram presentes, assumindo variadas funções: enfeitar, agradar, seduzir, identificar, proteger etc. A fim de tentar conhecer a evolução da joia entre diferentes povos, Eliana Gola, profissional experiente, identifica suas características em momentos distintos, relacionando-a aos costumes, à geografia e à topologia locais, analisando as inspirações e os diferentes materiais empregados, além de apresentar ao leitor um panorama das joias brasileiras, tão apreciadas pelo mundo afora.
Nesse livro, um histórico das relações que mediaram a criação e as transformações no uso da moda mostra como sua função de indicar status social foi gradativamente alterada nas sociedades contemporâneas para a de fator de construção da identidade do indivíduo. A discussão histórica e sociológica desenvolvida é de grande interesse para os estudiosos da cultura, que encontrarão elementos para compreender os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.
Por um viés sociológico e antropológico, o autor francês traça uma breve história do vestuário, por meio de 50 questões provocativas que fornecem um roteiro para o pensamento e procura transformar a imagem que a sociedade tem da moda. Analisa o processo que levou a moda, hoje, a ser um grande diferenciador de classes sociais e entre os sexos. Essa edição brasileira é mais uma contribuição do Senac São Paulo para o estudo da moda e sua relação com a sociedade, promovendo o aprimoramento de estudantes e interessados no tema.
A pérola na história, na mitologia, nas religiões, na moda, no luxo dos poderosos, na arte, na beleza feminina, no cinema, na publicidade. Com muitas imagens, o livro apresenta pérolas naturais e cultivadas, brancas e negras, redondas e abauladas, pequenas e grandes, lustrosas e matizadas. Põe seu foco nas pérolas naturais e cultivadas, sem esquecer as falsas, na diversidade de formas, tamanhos e cores determinados pelos locais de origem.
O uso de sandália com meia é bem-visto em que tipo de cenário? Quais as possíveis opções para nó de gravata? Como combinar cores e materiais de diferentes acessórios? Essas e muitas outras dúvidas são esclarecidas de maneira prática e interessante pela autora Titta Aguiar neste livro.
Por mais que a roupa possa assumir uma espécie de canal de comunicação visual instantâneo da pessoa que a usa, sem a utilização dos acessórios ela teria as mesmas limitações de uma pintura sem a arte-final.
Os acessórios fazem parte – quando não são o principal instrumento – da expressão individual das pessoas em relação à sociedade e a seus contatos pessoais e, ao mesmo tempo, admitamos, são objeto de desejo de homens e mulheres, seja na forma de um sapato, de uma pasta ou de uma joia.
Dividido em duas partes, o livro traz ainda capítulos especiais sobre adequação da roupa ao tipo físico, dress-code empresarial (código de apresentação visual dentro das empresas), definição de estilo pessoal, planejamento de guarda-roupa, acessórios masculinos e o estilo típico dos acessórios artesanais brasileiros, tão apreciados no exterior.
Com a publicação de Acessórios: por que, quando e como usá-los, o Senac São Paulo oferece mais uma agradável opção de leitura na área de moda, obrigatória a todos os apaixonados pelo tema, professores, estudantes e profissionais da área.
Neste novo lançamento da Editora Senac Ceará, o especialista em moda Eduardo Motta nos conduz pelos meandros da alfaiataria, terreno alimentado por muitas histórias e minado por atritos entre a tradição e a inovação. Apresenta um resumo histórico da alfaiataria vitoriana e moderna, expõe as táticas usadas pelos criadores da alfaiataria contemporânea e apresenta uma atraente série de entrevistas com importantes profissionais da área. Ricamente ilustrado, lança mão de vários formatos de abordagem dessa técnica incomparável e deixa no ar perguntas relevantes. Para finalizar, um método de montagem de um casaco é minuciosamente apresentado, resultado de uma oficina ocorrida em paralelo ao processo de pesquisa.
O trabalho do estilista ou designer de moda requer muita criatividade, afinal, é preciso uma grande dose de inspiração para se criar peças e coleções cheias de estilo e harmonia. Porém, o grande desafio muitas vezes é a dificuldade de organizar e estruturar todo esse ímpeto criativo. Com o intuito de atender a essa necessidade, o Senac São Paulo traz ao mercado Book de moda com InDesign, Photoshop e Illustrator CC. Neste livro, a autora Elá Camarena compartilha suas experiências e métodos para utilizar os programas do pacote Adobe CC e construir um book de moda completo para uma coleção de vestuário. Abrangendo desde as etapas mais subjetivas do processo como a definição do público-alvo, do tema, das cores e das harmonias da coleção até as questões mais práticas e objetivas como a escolha dos tipos de desenhos e dos formatos e a encadernação do book, o livro está estruturado de maneira didática, apresentando exercícios que podem ser executados com o auxílio de arquivos disponibilizados on-line.
Quem não gostaria de saber a opinião de Gloria Kalil antes de vestir a roupa para uma festa, um casamento ou na hora de fazer as malas para uma viagem? Esta nova versão servirá de personal stylist para a leitora, trazendo dicas e comentários seguros para se construir um estilo pessoal, que evidencie a individualidade de cada uma, valorizando os seus pontos fortes e usando a moda sempre a seu favor. Aprenda a ser chic sem ser esnobe, chic com pouco dinheiro e juntando o melhor da aparência com o melhor do conteúdo.
O livro oferece a profissionais e estudantes de moda, design e comunicação o entendimento sobre a importância das tendências da moda e das cores como fatores da organização da cadeia produtiva e suas implicações na produção do vestuário e comportamentos de consumo. Com reconhecida experiência no segmento de moda, neste livro, a autora esclarece as metodologias utilizadas em pesquisas de tendências, além de questões relativas à moda como cultura material da sociedade de consumo, a percepção das cores em seus aspectos teóricos e simbólicos, e familiariza o leitor com definições, termos e métodos característicos dessa área
O essencial para compreender o fascinante mundo fashion em um livro pequeno no formato e amplo no conteúdo. História: os estilos que marcaram época e que são continuamente revisitados nas coleções de alta-costura e prêt-à-porter. Materiais e técnicas: a evolução tecnológica e o impacto na produção dos estilistas. Tipos de trajes: do formal ao esportivo, as características de cada um. Acessórios: uma aula sobre os complementos masculinos e femininos. Cabelo e maquiagem: o visual que homens e mulheres adotavam ontem e as releituras feitas hoje. Estilistas e grifes: a identidade nas passarelas dos principais nomes da moda, como Chanel, Dior e Saint Laurent, e o porquê do fascínio que continuam a exercer.
A moda é uma arte ou um negócio? Que fatores determinam a compra de uma roupa e não de outra? Por que admiramos algumas marcas e detestamos outras? Em que se baseia o poder de atração do universo fashion? Boa parte das respostas a essas perguntas está em entender todo o trabalho que antecede a passarela a vitrine maior de um estilista. Mas este livro não se resume a isso; diretores artísticos, stylists, light designers aqui ganham os holofotes e explicam como fazer um desfile de moda e transformar admiração em desejo do consumidor final.
O aumento da competição e da pluralidade de oferta de produtos de moda vem exigindo uma crescente profissionalização na cadeia de distribuição desse segmento. E o processo não mais se concentra nas grandes empresas são os negócios de pequeno e de médio porte que têm buscado gente preparada para fazer frente à demanda. O desafio atual é planejar a oferta e lucrar em um ambiente de competição crescente e com maior número de canais de distribuição. Atento à evolução do mundo do trabalho, este livro preenche uma lacuna editorial tanto para estudantes como para quem já atua na área.