Prática milenar oriunda do Oriente, a massagem começou a ganhar força no início do século XX, após chegar aos Estados Unidos. Esse livro apresenta o rico universo da massagem a partir da visão de quem faz, e traz informações sobre a origem, as principais características e a trajetória de algumas técnicas desde seus primórdios até os dias atuais. Para falar da prática da massagem, a autora realizou entrevistas exclusivas com profissionais de destaque em cada uma das modalidades, que falam sobre indicações e contraindicações, objetivos, procedimentos e outros aspectos de interesse tanto para quem pratica como para quem recebe as massagens.
As patologias podais são causadas por uma série de fatores e costumam interferir significativamente na qualidade de vida da população. Quando não tratadas propriamente, elas também podem acarretar ou agravar diversos males, como infecções, úlceras, entre outros. A atuação da podologia, portanto, faz-se necessária na medida em que promove a prevenção de muitas doenças e garante um cuidado efetivo dos pés. Podologia: técnicas e especializações podológicas traz informações essenciais para a área, abrangendo tópicos como as principais parasitoses e patologias ungueais; os materiais e instrumentos comumente utilizados, bem como suas técnicas de afiação e manutenção; a profilaxia dos pés; os conhecimentos de farmacologia necessários à prática podológica e as técnicas complementares, como a aromaterapia, a hidratação e a massagem relaxante podal, que proporcionam ainda mais conforto ao cliente. Tendo em vista a necessidade do profissional de atender a um público amplo, a obra aborda também as diferentes especializações, como a podologia geriátrica, a infantil, a esportiva, entre outras, bem como o atendimento a pessoas com deficiência ou portadoras de diabetes, características que podem exigir do podólogo uma atuação diferenciada. Além de trazer conhecimentos técnicos, o livro faz um breve panorama histórico que permite acompanhar a evolução da atividade através do tempo; e são trazidos, ainda, conceitos de marketing e fidelização de clientes, de forma a auxiliar o profissional a atingir todo seu potencial, seja atuando dentro de uma empresa, seja como autônomo.