Conhecer todos os custos relacionados à comercialização de um produto permite estabelecer as melhores estratégias para se posicionar no mercado, pensando em produção, armazenagem, distribuição, precificação e controle de qualidade de uma mercadoria, além de servir como ferramenta de análise para otimizar fluxos operacionais e gerar maiores retornos financeiros. Em Custos logísticos: gestão e aplicação prática, os autores explicam de forma didática como obter os custos logísticos relacionados à comercialização de um produto, em âmbito nacional e internacional, demonstrando a aplicação de fórmulas e conceitos. Esta publicação do Senac São Paulo é dirigida a estudantes, empresários e a todos os profissionais que buscam gerir os custos de uma empresa de forma mais eficaz, a fim de tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.
A partir da década de 1990, a competitividade do Brasil no comércio mundial teve significativo crescimento: novas tecnologias e estrutura logística, abertura de mercados, quebra de barreiras, entre tantos outros elementos contribuíram para o dinamismo das relações comerciais internacionais. Com esse novo panorama, manter a competitividade no mercado exige do gestor habilidade, conhecimento de leis, espírito inovador e domínio de novos modelos de gestão no processo de negociação com outros países. Em Estratégias para atuação em comércio exterior são oferecidas informações sobre operações de comércio internacional; fatores de ordem legal; cultura e sua influência na negociação internacional; barreiras ao comércio exterior de ordem tributária, não tributária e técnica; questões cambiais; ambiente mercadológico.
Gestão de estoques e armazenagem: perspectivas estratégica, financeira e operacional aborda o processo de movimentação de materiais ao longo da cadeia de abastecimento, considerando o impacto das alterações de mercado na eficiência do atendimento das empresas a seus consumidores. O livro destaca as modalidades de suprimento e as condições de armazenagem, com soluções que possibilitem maximizar não só a eficiência no gerenciamento de estoques, mas também a rentabilidade das operações, sem diminuir o nível de serviço prestado ao cliente.
Com este lançamento, o Senac São Paulo visa alcançar tanto estudantes quanto aqueles que já trabalham na área, contribuindo para a formação de profissionais aptos a realizar a complexa atividade de gerir estoques.
Globalização, logística e transporte aéreo lança um olhar crítico sobre as falhas na coordenação das ações relacionadas aos múltiplos segmentos que compõem o sistema de aviação civil brasileiro e reflete sobre o grande desafio do governo brasileiro em dotar o país de estratégias e políticas para a aviação civil, num horizonte de trinta anos, sobretudo com regras de regulação econômica que permitam a evolução dos mercados internacional, doméstico e regional.
A logística é uma das áreas mais importantes em uma empresa e, ao mesmo tempo, uma das que mais precisam de profissionais bem treinados e preparados. Por quê? Porque logística não significa apenas estoque, armazém, caminhão, carga. É um processo amplo, que começa com a entrada da matéria-prima e termina com a distribuição do produto para o cliente. Nesse processo, não basta somente operacionalizar cada etapa; é preciso compreender como cada uma funciona e qual o seu objetivo e também entender como todas as etapas se relacionam.
Este livro, uma parceria entre o Senac Nacional e o Senac São Paulo, está construído nessa lógica: primeiro, o leitor conhece melhor o que é logística, a profissão, o perfil buscado pelo mercado de trabalho. Depois, conhece o funcionamento de uma empresa e a logística envolvida no dia a dia, incluindo as técnicas e tecnologias utilizadas atualmente. No final, um capítulo sobre como apresentar um projeto de melhoria da logística da empresa em que você trabalha. Um livro útil para quem está começando e sabe que há muito para crescer na profissão.