Surgem, a cada dia, novos conceitos de segurança e saúde ocupacional. Atualmente, muitas empresas promovem atividades de conscientização, educação e orientação de seus funcionários visando à prevenção de acidentes de trabalho, tanto por meio de campanhas quanto de programas contínuos. Observamos, assim, a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). Esse livro traz um amplo estudo sobre o trabalho, a formação e o funcionamento da Cipa, incluindo o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Apresentação, em tópicos específicos, de doenças profissionais ou do trabalho causadas por diversos tipos de agentes em determinado órgão ou aparelho do corpo humano. Título indispensável não apenas para estudantes e profissionais das áreas envolvidas, mas também para trabalhadores que desejam se inteirar dos eventuais prejuízos a que são expostos em seu dia a dia.
Reunindo especialistas das ciências biológicas, químicas e físicas, este livro apresenta detalhadamente as normas, diretrizes e indicações de segurança das áreas citadas, demonstrando, por exemplo, como evitar doenças ocupacionais, qual a forma ideal de armazenamento de produtos químicos e como as temperaturas extremas de calor e frio afetam o desempenho e a saúde do profissional. Temas como enclausuramento, riscos de sabotagem, tipos de radiação e seus efeitos e acidentes de mergulho, entre diversos outros, também são abordados.
Manual de Prevenção e Combate a Incêndios é um livro escrito pelo tenente-coronel PM Abel Batista Camillo Júnior de maneira simples, didática e de fácil entendimento. Direcionado a pessoas que iniciam seus estudos na área preventiva de extinção de incêndios e pronto-socorrismo é uma leitura indispensável para quem quer se tornar um bom profissional.
A NR 12 é um marco para a segurança do trabalho no Brasil, pois desde sua implementação o número de acidentes de trabalho tem diminuído cada vez mais, o que contribui para o bem-estar dos trabalhadores e para a estabilidade das empresas. Assim, por ser um tópico de tamanha relevância, o Senac São Paulo traz para o mercado NR 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: gerenciando riscos, escrito por João Baptista Beck Pinto e Armando Campos. Os autores apresentam recursos para realizar inventários de máquinas, além de fornecer ferramentas para análise de risco em sistemas de proteção e em atividades de operação, inspeção e manutenção de equipamentos medidas simples, mas que ajudam a prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho, que ainda fazem grande número de vítimas anualmente. Lançamento do Senac São Paulo, especialmente relevante para técnicos, gestores e engenheiros de segurança no trabalho, além de outros profissionais e estudantes da área e de temas afins.
Manual indispensável para quem passa grande parte do tempo sentado diante de um microcomputador ou de um terminal com monitor e teclado, O corpo no trabalho também é útil para projetistas e técnicos que planejam locais e postos de trabalho.
Nesse livro é explicado, de maneira objetiva e didática, o uso adequado de máquinas, equipamentos e instalações. Verdadeiro manual de educação e segurança ocupacional em que, sempre considerando e observando as normas e a legislação em vigor, são tratados temas como diferentes tipos de ferramentas, sua utilização e manutenção; caldeiras, motores e bombas; instalações elétricas e operações de soldagem; contato com produtos químicos; manuseio e armazenamento de materiais. Um importante instrumento de consulta para profissionais e educadores.
O autor, oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pós-graduado em Planejamento Empresarial, apresenta aqui um conjunto de medidas para tornar mais eficazes os procedimentos das equipes de segurança, capacitando-as e fornecendo meios para que moradores e funcionários de condomínios estabeleçam uma rede de colaboração de modo que, juntos, alcancem um bom nível de proteção.
Esse livro traz subsídios básicos para iniciação em questões administrativas sobre segurança do trabalho, com a apresentação das principais linhas teóricas sobre a matéria e a indicação de atribuições e responsabilidades dentro da empresa.
Com os objetivos de orientar e oferecer sugestões para a criação e a manutenção de ambientes saudáveis para o desenvolvimento do trabalho em organizações públicas e privadas, os autores deste Manual enfatizam a necessidade da prevenção de doenças e da promoção da saúde do trabalhador. A saúde do trabalhador tem como referência a saúde ocupacional, a medicina do trabalho e a engenharia de segurança, constituindo um campo de saber próprio da saúde coletiva. Ela busca a compreensão dos vários níveis de complexidade entre o trabalho e a saúde e, tendo como conceito central, o processo de trabalho. As sugestões apontadas nesta obra poderão contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 8, da Agenda 2030, no que diz respeito ao trabalho e crescimento econômico, promovendo políticas orientadas para o desenvolvimento, que apoiem as atividades produtivas, a geração de emprego, o empreendedorismo, a criatividade e inovação, e incentivem a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas. O livro é indicado para profissionais e estudantes da área de Saúde e Segurança no Trabalho, empresários e demais interessados no assunto.
Emilio F. Moran traz uma abordagem bem fundamentada a respeito das relações entre o homem e o ambiente, levantando discussões sobre certas comunidades que provocam pouco impacto no planeta em contrapartida com as sociedades urbano-industriais.