• Whatsapp Televendas
    (11) 2187-4450
  • Whatsapp Atendimento
    editora@sp.senac.br

Política de Privacidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Administração Regional no Estado de São Paulo (“Senac”) zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de todos aqueles com quem se relaciona.
A presente Política de Privacidade (“Política”) tem o objetivo de informar você sobre quais dados pessoais a seu respeito são coletados; por qual motivo os coletamos; com quem os compartilhamos; por quanto tempo os mantemos conosco; quais as medidas de segurança que adotamos; e quais os direitos que você tem.
É importante que você leia esta Política com atenção, bem como a consulte periodicamente para verificação de possíveis alterações no que diz respeito ao tratamento de seus dados pessoais.
Em caso de dúvidas, entre em contato conforme indicado ao final deste documento. 

 

1. QUEM NÓS SOMOS? 

FormaA Editora Senac São Paulo, localizada na Rua 24 de Maio, 208, 3º andar – CEP 01041-000 – São Paulo/SP e inscrita no CNPJ nº 03709814/0040-02, conta com catálogo ativo de mais de 1.000 livros de diversas áreas do conhecimento e lança, anualmente, cerca de 80 novos títulos, distribuídos para praticamente todas as cidades do Brasil e disponíveis em livrarias próprias ou terceiras, inclusive via os websites www.livrariasenac.com.br e www.editorasenacsp.com.br.  

Para fins da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – “LGPD”), a Editora Senac São Paulo é controladora dos dados pessoais para as atividades e os dados constantes nesta Política. Ou seja, é a responsável por determinar as finalidades para as quais serão utilizados os seus dados pessoais e os meios do tratamento. 

 

2. O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER ESTA POLÍTICA? 

DADOS PESSOAIS são todas as informações que identificam ou permitam a sua identificação. Por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, endereço, dados de contato, dados de conta bancária etc. Incluem-se nesse conceito os dados pessoais sensíveis, conforme abaixo definido. 

DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS são as informações que revelam ou cujo tratamento venha revelar origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados de saúde ou sobre a vida sexual, dado genético ou biométrico. 

ENCARREGADO é o seu canal de contato sobre assuntos relacionados à privacidade e à proteção de dados pessoais na Editora Senac São Paulo. Se você tiver qualquer dúvida sobre como os seus dados pessoais ou de seus dependentes/beneficiários são tratados por nós, é ele quem vai ajudar. 

TITULAR é a pessoa física a quem se referem os dados pessoais objeto do tratamento. 

TRATAMENTO significa qualquer operação realizada com dados pessoais, tais como coleta, produção, classificação, utilização, acesso, processamento, armazenamento, eliminação, modificação, compartilhamento, transferência, entre outros. 

Sempre que houver menção aos termos “Editora Senac São Paulo”, “nós” ou “nossos”, estaremos nos referindo a instituição controladora descrita no tópico “Quem nós somos?”. Da mesma forma, toda vez que mencionarmos “você”, “seu” ou “sua”, estamos nos referindo a você, titular de dados pessoais, que possui relação com a Editora Senac São Paulo (exceto se você for nosso funcionário). 
 

3. QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO TRATADOS E POR QUÊ? 

FormaA Editora Senac São Paulo realiza, a depender de sua relação conosco, o tratamento dos dados pessoais a seguir identificados e conforme finalidades descritas no quadro abaixo, conforme aplicável: 

 

RELAÇÃO 

DADOS PESSOAIS 

FINALIDADE 

TITULARES VISITANTES E INTERESSADOS 

Endereço de IP com data e hora, informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação e tipo de navegador utilizado, localização do dispositivo, sequência de cliques, termos pesquisados no website, origem do tráfego; informações fornecidas voluntariamente em mensagens nos nossos canais de atendimento e redes sociais. 

Os dados pessoais são utilizados para fins de permitir a análise do tráfego de nossos websites; viabilizar o envio de anúncios, ofertas e/ou informações sobre lançamentos; responder suas perguntas, sugestões, elogios ou reclamações; realizar estudos para entender demandas e necessidades relacionadas aos nossos produtos/serviços; aprimorar as funcionalidades de nossos websites; monitorar fraudes e segurança, inclusive detectando e prevenindo ataques cibernéticos ou tentativas de roubo de identidade.  

TITULARES CADASTRADOS 

Nome, CPF, data de nascimento, gênero (opcional), e-mail, telefone, endereço; dados de pagamento (endereço de cobrança, dados de cartão ou outras informações de faturamento); endereço de IP com data e hora, informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação e tipo de navegador utilizado, localização do dispositivo, sequência de cliques, termos pesquisados no website, origem do tráfego; informações fornecidas voluntariamente em mensagens nos nossos canais de atendimento e redes sociais; login. 

Os dados pessoais são utilizados para fins de permitir operações de venda de forma segura, emissão de documento fiscal referente à venda e envio de produtos/liberação de serviços; enviar comunicações relativas às suas aquisições, por quaisquer meios; responder suas solicitações sobre sua compra (como, por exemplo, status de pedido e eventuais atrasos), sugestões, elogios ou reclamações, bem como prestar suporte; liberar acesso a áreas restritas e/ou exclusivas dos nossos websites ou a produtos/serviços adquiridos; enviar comunicações relevantes sobre anúncios, ofertas e/ou lançamentos, bem como informações administrativas como alterações em nossas políticas; viabilizar análises e estudos relacionados ao interesse por determinadas obras; conceder descontos e/ou outros benefícios; aperfeiçoar nossas estratégias comerciais e de marketing com consequente aprimoramento dos produtos/serviços fornecidos e, igualmente, de nossos websites; garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória e/ou o exercício de direitos da Editora Senac São Paulo; colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; monitorar fraudes e segurança, inclusive detectando e prevenindo ataques cibernéticos ou tentativas de roubo de identidade. 

ALUNOS, EX-ALUNOS E FUNCIONÁRIOS SENAC 

Nome, endereço, e-mail; login nos portais Senac; cursos no Senac; dados de pagamento (endereço de cobrança, dados de cartão ou outras informações de faturamento); endereço de IP com data e hora, informações sobre o dispositivo utilizado para a navegação e tipo de navegador utilizado, localização do dispositivo, sequência de cliques, termos pesquisados no website, origem do tráfego; informações fornecidas voluntariamente em mensagens nos nossos canais de atendimento e redes sociais. 

Os dados pessoais são utilizados para fins de permitir operações de venda de forma segura, emissão de documento fiscal referente à venda e envio de produtos/liberação de serviços; enviar comunicações relativas às suas aquisições, por quaisquer meios; responder suas solicitações sobre sua compra (como, por exemplo, status de pedido e eventuais atrasos), sugestões, elogios ou reclamações, bem como prestar suporte; liberar acesso a áreas restritas e/ou exclusivas dos nossos websites ou a produtos/serviços adquiridos, como, por exemplo, à Biblioteca Virtual; enviar comunicações relevantes sobre anúncios, ofertas e/ou lançamentos, bem como informações administrativas como alterações em nossas políticas; viabilizar análises e estudos relacionados ao interesse por determinadas obras; conceder descontos e/ou outros benefícios; aperfeiçoar nossas estratégias comerciais e de marketing com consequente aprimoramento dos produtos/serviços fornecidos e, igualmente, de nossos websites; garantir o cumprimento de obrigação legal ou regulatória e/ou o exercício de direitos da Editora Senac São Paulo; colaborar com o cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; monitorar fraudes e segurança, inclusive detectando e prevenindo ataques cibernéticos ou tentativas de roubo de identidade. 

CANDIDATOS A VAGAS DE EMPREGO 

Nome, CPF, RG/RNE, data de nascimento, filiação, estado civil, naturalidade, endereço, número de telefone, e-mail pessoal, foto, gravações de vídeo, escolaridade (Histórico Escolar/Acadêmico e Certificações), experiência profissional, resultados de testes, dados coletados em redes sociais públicas. 

Os dados pessoais são tratados para fins de avaliar perfil pessoal e profissional; identificar existência de relacionamento prévio com o Senac; avaliar compatibilidade com competências e habilidades exigidas para a vaga; ou, ainda, para fins de contato para participação em processos seletivos futuros que você tenha interesse. 

AUTORES DE OBRAS 

Nome, e-mail, telefone, endereço, assinatura; dados biográficos; dados para pagamento. 

Os dados pessoais são tratados para fins de avaliação de seu projeto e possibilidade de publicação pela Editora Senac São Paulo; manter contato com você acerca de projetos submetidos para avaliação e/ou obras publicadas pela Editora Senac São Paulo; celebrar contrato com você relativamente à publicação de obras autorais. 

FORNECEDORES, DISTRIBUIDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS 

Nome, e-mail e endereço profissional; assinatura; imagens CFTV. 

Os dados pessoais são tratados para fins de agendar a realização de serviços contratados e manter registro do responsável pela sua execução; verificar poderes para celebrar acordos; liberar acesso às dependências da Editora Senac São Paulo; prevenir fraudes e prática de condutas ilícitas; viabilizar proteção de direitos em processos judiciais, administrativos e arbitrais, incluindo envio de resposta a ordens de autoridades competentes. 


Os dados pessoais acima elencadas podem ser coletados primordialmente das seguintes fontes: (a) diretamente de você ou pessoa autorizada por você; (b) fornecedores do Senac, como empresas prestadores de serviços; (c) circuito de câmeras de monitoramento de ambientes; (d) autoridades públicas, judiciais e administrativas. VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA EXATIDÃO, VERACIDADE E AUTENTICIDADE DAS INFORMAÇÕES SOBRE SI DIRETAMENTE FORNECIDAS À EDITORA SENAC SÃO PAULO. 

Trataremos os dados pessoais conforme hipóteses autorizadoras listadas na LGPD, notadamente (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) execução de contrato, (iii) exercício regular de direitos, e (iv) legítimo interesse da Editora Senac São Paulo, do Senac ou de terceiro. Para os casos em que a lei exija a obtenção de seu consentimento, atuaremos de modo a garantir que você seja devidamente informado acerca da necessidade de sua autorização e consequências da sua recusa, para que você possa manifestar livremente a sua decisão. 

A Editora Senac São Paulo utilizará os seus dados pessoais para finalidades compatíveis com as informadas nesta Política e sempre que entender haver base legal para o tratamento posterior nos termos da LGPD. 

 

4. COMO UTILIZAMOS COOKIES? 

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Os cookies permitem o reconhecimento de preferências para, por exemplo, adaptar os nossos websites (www.livrariasenac.com.br e www.editorasenacsp.com.br) para necessidades específicas. 

Os cookies que utilizamos poderão coletar informações referentes ao navegador que você utiliza, informações sobre o seu endereço IP, data, hora e duração da sua visita e páginas e links acessados.  

A Editora Senac São Paulo utiliza os seguintes cookies nos websites acima indicados: 

Essenciais 

Permitem, em essência, o funcionamento do website. Por serem essenciais, caso estejam desativados, o website poderá não funcionar corretamente. 

 

Desempenho 

Possibilitam monitorar a forma como você navega no website, analisando a sua respectiva performance, com coleta de dados estatísticos sem caráter pessoal. A sua utilização nos permite corrigir eventuais problemas de utilização dos nossos websites. 

 

Funcionais 

Utilizados para maximizar a personalização da sua experiência no website, inclusive com o direcionamento de conteúdo personalizado e lembrança das suas escolhas e preferências. 

 

Marketing 

Para que possamos direcionar e medir a eficácia da publicidade, especialmente em função dos seus interesses, por exemplo, de acordo com o número de visitas que você realizou. 

 

Você pode desabilitar a coleta de cookies nas preferências de cookies do seu próprio navegador. Abaixo, disponibilizamos os links dos principais navegadores de internet, caso você queira realizar a gestão de cookies: 

No seu dispositivo móvel, você pode alterar as permissões de acesso à sua localização e outras informações pessoais por meio das configurações do aparelho.  

Se você bloquear cookies, é bem provável que certas funções e páginas dos websites não funcionem da maneira mais adequada. 

 

5. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 

Poderemos compartilhar os seus dados pessoais com entidades que compõem a nossa estrutura organizacional (Administração Nacional e as demais Administrações Regionais), com empresas com as quais mantemos algum tipo de relação comercial ou, ainda, com órgãos públicos, tais como: parceiros comerciais, instituições bancárias, escritórios de advocacia, empresas de suporte aos nossos sistemas, bureaus de crédito, consultorias contábeis, prestadores de serviços de transporte e entrega de produtos e/ou processamento de pagamento, órgãos públicos e o Poder Judiciário. Os seus dados pessoais podem ser compartilhados para finalidades legítimas da seguinte maneira: 

  • Para condução das atividades de tratamento de dados pessoais descritas nesta Política;
  • ​Para permitir que terceiros forneçam serviços para a Editora Senac São Paulo;
  • Para obedecer as nossas obrigações legais, regulatórias ou contratuais, ou responder a um processo judicial ou administrativo, auditoria ou solicitações legais por autoridades competentes, quando entendermos que estamos legalmente obrigados a fazê-lo. As categorias de destinatários incluem, por exemplo, contrapartes em contratos, órgãos judiciais e governamentais;
  • Para exercício legítimo de direito em processo judicial, administrativo ou arbitral, inclusive prevenindo lesão ou ameaça a direito;
  • Quando for necessário para proteger você, a Editora Senac São Paulo e seus interesses legítimos e/ou terceiros;
  • Como parte de due diligence corporativa e/ou due diligence relativa à fusão, aquisição, alteração societária, ou em casos de recuperação judicial ou falência, nós podemos divulgar os seus dados pessoais ao potencial vendedor ou comprador, novo prestador de serviços e respectivos assessores, na medida do quanto necessário e adequado para o atingimento da aludida finalidade;
  • Com o seu consentimento legalmente obtido, isto é dado de forma voluntária e sem que você sofra qualquer consequência adversa de sua decisão que negar ou revogar o seu consentimento. 

Informações agregadas e anonimizadas poderão ser livremente compartilhadas. 

Para resguardar a sua privacidade, utilizamos instrumentos contratuais e auditorias para assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais confiram a ele a mesma proteção que nós proporcionamos.  

Atualmente apenas compartilhamos os seus dados pessoais em território nacional. Caso haja transferência dos seus dados pessoais para fora do Brasil, nos certificaremos de que essa transferência ocorra em observância à legislação brasileira e que você seja informado de tal compartilhamento sempre que exigido pela legislação aplicável. 

Você pode ter mais informações sobre os terceiros com quem compartilhamos os seus dados pessoais por meio de requisição específica, conforme indicado no tópico que trata sobre os seus direitos. 

 

6. POR QUANTO TEMPO TRATAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 

Os seus dados pessoais serão tratados pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual eles foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resolver disputas, proteger nossos ativos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais. 

Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, além do critério acima indicado, baseamo-nos nos seguintes critérios: 

  • Existência de uma obrigação legal ou contratual de reter os dados pessoais;
  • Necessidade dos dados pessoais para fins de investigação, auditoria ou exercício regular de nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
  • Utilidade dos dados pessoais para fins de manutenção de registros precisos, especialmente financeiros precisos. 

Podemos manter os seus dados pessoais, de forma anonimizada, ou seja, que não mais se refere a você pessoalmente, para fins estatísticos, sem limite de tempo, na medida em que tenhamos interesse legítimo e respaldo legal. 

 

7. COMO MANTEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS SEGUROS? 

Adotamos medidas administrativas e técnicas, continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos, aptas a manter os seus dados pessoais sob nossa responsabilidade protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito. 

Nossos sistemas eletrônicos e arquivos físicos atendem aos padrões de segurança da informação adequados, tais como: 

  • Controle restrito de acesso interno; 
  • Proteção contra acessos não autorizados com a utilização de instrumentos de dupla autenticação, senha e chaves;
  • Manutenção de inventário dos acessos, com o momento, a duração, a identificação do responsável pelo acesso e dados acessados. 

Quaisquer comunicações legalmente exigidas sobre eventuais incidentes de segurança que possam acarretar perdas de disponibilidade, confidencialidade ou integridade dos dados pessoais sob nossa responsabilidade serão notificadas adequadamente às autoridades competentes e aos titulares afetados. 

 

8. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS? 

FormaVocê, enquanto titular de dados pessoais, possui os seguintes direitos relativos aos seus dados pessoais: 

DIREITO 

EXPLICAÇÃO 

  1. CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE TRATAMENTO DE SEUS DADOS PESSOAIS 

Esse direito permite que você solicite confirmação acerca da existência de tratamento dos seus dados pessoais. 

  1. ACESSO AOS DADOS PESSOAIS 

Esse direito permite que você solicite uma cópia dos seus dados pessoais. 

  1. CORREÇÃO DE DADOS PESSOAIS INCOMPLETOS, INEXATOS OU DESATUALIZADOS 

Esse direito permite que você solicite a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais, caso identifique que estão incompletos, inexatos ou desatualizados. 

  1. ANONIMIZAÇÃO, BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO DE DADOS PESSOAIS 

Esse direito permite que você solicite a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos seus dados pessoais, se desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta. 

 

É possível, ainda, que você solicite a eliminação dos dados pessoais tratados com o seu consentimento e desde que ausente outra finalidade legitimadora de sua conservação, como a existência de obrigação legal ou regulatória a ser por nós atendida. 

 

O exercício desse direito também dependerá da nossa possibilidade técnica de atender o pedido. 

  1. PORTABILIDADE DOS DADOS PESSOAIS 

Esse direito permite que você solicite o envio de seus dados pessoais para outras entidades, desde que não haja violação da nossa propriedade intelectual. 

 

A requisição de exercício desse direito não implica na eliminação de dados pessoais. 

  1. NÃO FORNECIMENTO OU REVOGAÇÃO DO CONSENTIMENTO 

Esse direito permite que você não forneça ou revogue o seu consentimento, o que não afetará a legalidade de qualquer tratamento de dados pessoais anteriormente. 


Você possui, ainda, os direitos de (i) obter informações completas sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos seus dados pessoais; (ii) opor-se ao tratamento de dados pessoais ante ao não cumprimento da legislação aplicável; (iii) solicitar a revisão de decisão baseada no tratamento automatizado de dados pessoais; e (iv) reclamar uma possível violação de seus dados pessoais para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais – ANPD. 

Para exercer quaisquer dos direitos acima listados, você deverá entrar em contato por meio do formulário de requisição de exercício de direitos disponível em aqui. Envidaremos nossos melhores esforços para atender o seu pedido de forma clara, célere e segura. 

 

9. POLÍTICAS DE TERCEIROS E ATUALIZAÇÕES DESTA POLÍTICA 

NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS PRÁTICAS DE PRIVACIDADE DE TERCEIROS. PORTANTO, SEMPRE QUANDO VOCÊ FOR DIRECIONADO A OUTRO DOMÍNIO QUE NÃO ESTE E/OU TENHA ACESSO, EM DECORRÊNCIA DE SUA RELAÇÃO CONOSCO A SERVIÇOS DE TERCEIROS POR NÓS NÃO CONTROLADOS, RECOMENDAMOS QUE VOCÊ ANALISE AS SUAS RESPECTIVAS DECLARAÇÕES DE PRIVACIDADE, ENTRANDO DIRETAMENTE EM CONTATO COM O TERCEIROS RESPONSÁVEL EM CASO DE DÚVIDAS. 

Poderemos, ocasionalmente, atualizar a presente Política. Sempre quando ocorrer alguma alteração material significativa, como sobre a finalidade para a qual tratamos os seus dados pessoais, bem como a forma e duração do tratamento, utilizaremos esforços razoáveis para que você tenha ciência das modificações. 


10. DÚVIDAS?  

Se você tiver quaisquer dúvidas sobre esta Política ou como tratamos os seus dados pessoais, entre em contato com o nosso Encarregado, FERNANDO SÁTIRO PEREIRA, por meio do e-mail  privacidade@sp.senac.br

Versão 2.2 - Última atualização: 05/08/2021 16:04
False