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Manual realmente prático para elaboração de planos de marketing - 1.a EDIÇÃO

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Livros que trazem como tema os planos de marketing existem muitos. Na verdade, são simples: uma declaração de objetivos, com as estratégias e ações a serem implementadas. As ferramentas, também, não variam muito. Começam com uma análise do ambiente interno e externo e, traçam os detalhes do plano, com foco nas quatro variáveis controladas pelo marketing. O problema crucial, porém, é que o marketing, por sua maleabilidade, não pode se prender a padrões rígidos: escolher um modelo e tentar aplicá-lo em 100% dos casos nem sempre funciona. Em outras palavras, não há um modelo padronizado de plano de marketing que possa ser aplicado a todas as empresas e organizações. Mas há aspectos que devem ser discutidos e que contemplam qualquer modelo de plano de marketing. Foi baseado nisso que o autor, Edmundo Brandão Dantas, concebeu este manual: oferecer um conteúdo mínimo (mas suficiente) para que as discussões sobre o marketing possam ser estimuladas entre as áreas responsáveis. Este é o terceiro livro de Edmundo publicado pela Editora Senac-DF. Seu livro Atendimento ao público nas organizações, lançado pioneiramente em 2004, é um dos mais vendidos em todo o país, o que atesta, de certo modo, a utilidade do conteúdo oferecido pelo autor aos seus leitores. Esta, aliás, é uma de suas preocupações constantes. Não adianta escrever livros que ninguém entenda. O livro deve ser simples, escrito em uma linguagem acessível e, principalmente, que traga um forte conteúdo prático. É com satisfação, portanto, que apresentamos aos nossos leitores essa nova obra de Edmundo Brandão Dantas. Esperamos que o manual seja de utilidade para todas as empresas que se preocupam com seus clientes, independentemente de seu porte.

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ISBN: 9788562564376

Edição: 1

Área: Marketing

Número de Páginas: 224

Idioma: Português

Data de Lançamento: 04/08/2014

Tamanho: 16 X 22,5

Editora(s): EDITORA SENAC DISTRITO FEDERAL

Tipo:

Título: Manual Realmente Prático Para Elaboração De Planos De Marketing

Autor:

Procedência:

ISE:

1. Planejamento, plano e plano de ação de marketing

1.1 Planejamento estratégico orientado para o mercado e organização para um marketing mais eficaz

1.2 Planos de marketing e o processo de planejamento

1.3 Entender o mercado, selecionar o mercado, ir ao mercado e sempre avaliar o plano

1.4 Questões envolvidas no planejamento de marketing

2. O que é o plano de marketing

2.1 Importância do plano de marketing

2.2 O que deve conter o plano de marketing?

2.3 Análise da situação

2.4 Definição dos objetivos de marketing

2.5 Escolha da estratégia

2.6 Aspectos financeiros relacionados ao plano de marketing

2.7 Impacto financeiro das estratégias de marketing

2.8 Plano de ação de marketing

2.9 Julgando a qualidade do plano de marketing

3. Elaboração de planos de marketing

3.1 Primeiro tópico: descrever a empresa

3.2 Segundo tópico: entender o mercado

3.3 Terceiro tópico: analisar a concorrência

3.4 Quarto tópico: descrever o mercado

3.5 Quinto tópico: analisar os clientes que compõem o público-alvo

3.6 Sexto tópico: descrever o(s) principal(is) produto(s) e/ou serviço(s)

3.7 Sétimo tópico: analisar o ambiente de marketing da empresa (análise SWOT)

3.8 Oitavo tópico: descrever como se dará o acesso ao mercado

3.9 Nono tópico: definir os objetivos a serem perseguidos e respectivas estratégias e ações

3.10 Décimo tópico: escrever o plano de marketing

4. Alguns modelos de plano de marketing

4.1 O modelo de Berkowitz et Al. (2003)

4.3 O modelo de Skacel (1992)

4.4 O modelo de Dantas (2005)

4.5 O modelo de Kotler e Keller (2006)

Edmundo Brandão Dantas

É professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Professor Associado da Faculdade de Comunicação da UnB. É doutor em Ciência da Informação (UnB) e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento Estratégico (UFSC). É especializado em Marketing (FGV) e em Comunicação Social (CEUB-DF). Engenheiro de Teleco...

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