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Comunicação escrita - 2ª ed.

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Organizado de acordo com as competências exigidas pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), esse livro tem como público alvo todos aqueles que precisam usar a língua escrita em concursos ou na vida profissional, e ainda em seu dia a dia pessoal. Escrito por Raquel Bahiense, professora com grande experiência no ensino de redação, compreende também um anexo com informações técnicas sobre as correspondências oficial e empresarial, que têm suas especificidades bem definidas.

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ISBN: 9788574582337

Edição: 2

Área: Educação

Número de Páginas: 150

Idioma: Português

Data de Lançamento: 24/05/2005

Tamanho: 16 X 23

Editora(s): SENAC SAO PAULO

Tipo:

Título: Comunicação Escrita

Autor:

Procedência:

ISE:

Capítulo 1 - Norma culta: dela você não escapa!

O que é linguagem formal? E informal?

Concordância com sujeito coletivo

A questão do se

Crase

Vírgula

Homônimos/parônimos

Os porquês

Considerações finais

Capítulo 2 - Desenvolva o tema sem fugir do assunto

Dissertar é a mesma coisa que argumentar?

Como ser coerente

Na hora da redação

Leitura: uma necessidade

Cuidado com os modismos

Considerações finais

Capítulo 3 - Escreva para ser compreendido: arrume suas idéias

Roteiro para a elaboração de um texto

Coesão

Queísmo: o excesso de quês

Como escrever direito

Sinônimos

Considerações finais

Capítulo 4 - Isso faz sentido para você? E para o seu leitor?

Como argumentar?

Clareza

Gerundismo

Relatório - uma técnica

Considerações finais

Capítulo 5 - Defenda suas idéias, mas procure não ofender ninguém

Análise crítica de textos

Apure o senso crítico

Pleonasmos

Ambigüidade

Considerações finais

Capítulo 6 - Você no escritório: a redação administrativa

Ata

Ficha de registro de reunião

Bilhete

Carta comercial

Circular

Currículo ou curriculum vitae

Declaração ou atestado

Mala direta

Memorando

Ofício

Procuração

Requerimento

Correspondência eletrônica

Abreviaturas e siglas

Referências

Raquel Bahiense

Professora de redação do ensino médio no Rio de Janeiro há trinta anos, oferece treinamentos de redação empresarial in-company há dezesseis. É autora do livro Comunicação escrita e coautora de Falar bem para atender melhor, ambos editados pelo Senac Nacional. Realiza palestras e treinamentos para as instituições Petrobras, Senac, Sesc, Escola Sesc de Ensino Médio, Fiocruz, Governo do Estado do Rio...

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