• Whatsapp Televendas
    (11) 2187-4450
  • Whatsapp Atendimento
    editora@sp.senac.br
Passe o mouse e veja a foto com o zoomM

Gestão do conhecimento: a mudança de paradigmas empresariais no século XXI - 1ª ed.

Avalie este Livro:

cod. do produto: 21871-1

Inovar, esse é o imperativo, o fator que pode garantir a sobrevivência de uma empresa num mercado definitivamente incerto e agressivamente competitivo. Mas como inovar senão construindo a partir dos próprios colaboradores da empresa aquilo que pode vir a ser seu diferencial? A gestão do conhecimento parte do princípio de que todo o saber existente em uma empresa é composto não só daquele que pulsa no interior de seus diversos departamentos ou daquele que percorre as interconexões dos diferentes processos, mas também, e principalmente, daquele que existe na cabeça das pessoas. Essa é a nova perspectiva, a gestão estratégica desse conhecimento - uma filosofia gerencial que procura organizar esse conteúdo latente de modo a transformá-lo em vantagem competitiva para as instituições. Esta ação exige não apenas conhecimento do negócio, mas um intenso desenvolvimento das relações interpessoais, acuidade na visão estratégica e verdadeira prontidão para mudanças, tendo sempre em mente que aprender a aprender é tão importante quanto o que é aprendido.

R$ 68,00 por

R$ 47,60 à vista

Economia de R$ 20,40

em 1x de R$ 47,60Sem juros

Total a Prazo:R$ 47,60

Calcule o valor do frete e o prazo de entrega

Não sei meu CEP
Loja 100% Segura Loja 100% Segura

ISBN: 9788539607723

Edição: 1

Área: Administração Geral

Número de Páginas: 268

Idioma: Português

Data de Lançamento: 16/10/2014

Tamanho: 17 X 23

Editora(s): SENAC SÃO PAULO

Tipo:

Título: Gestão Do Conhecimento: A Mudança De Paradigmas Empresariais No Século Xxi

Autor:

Procedência:

ISE:

Apresentação. 9

Filipe M. Cassapo

1. Cenários, complexidade e conhecimento. 17

2. Gestão do conhecimento alinhada à estratégia corporativa. 25

3. Evolução e conceito de gestão do conhecimento. 33

O significado do conhecimento ao longo da história. 34

As bases filosóficas do conhecimento. 38

Como o conhecimento se processa nos seres humanos. 44

A plasticidade cerebral. 48

A base para o aprendizado. 50

A memória e os processos cerebrais. 52

Como o aprendizado se processa nas empresas: os modelos de gestão empresarial | contextualização histórica. 53

O conceito de gestão do conhecimento. 55

Como as empresas aprendem. 57

As funções e práticas da gestão do conhecimento. 62

4. Caderno de Campo. 65

Diagnóstico. 66

Escolha de ações. 99

Implantação e indicadores. 116

5. Desafios da gestão do conhecimento. 135

Como a Promon Engenharia resolveu esses desafios? 136

A implantação do mapeamento de conhecimentos estratégicos e críticos na Gerência de Projetos de Engenharia (GPE). 139

Mais cases: outros desafios igualmente importantes. 150

Mudanças, a única certeza... 153

6. A pós-graduação em Gestão do Conhecimento do Senac São Paulo. 157

Turma 1: Autoconhecimento na memória corporativa. 161

Turma 2: A organização em rede na perspectiva da gestão do conhecimento: a aprendizagem mediada como estratégia para intervir no desenvolvimento de cultura colaborativa. 176

Turma 3: Realinhamento estratégico na sociedade do conhecimento: proposta de implantação de uma comunidade de conhecimento em prol da educação para responsabilidade social. 180

Turma 6: Uma iniciativa em prol da inovação. 186

Turma 7: Caso: Processo de aprendizagem de trabalho. 188

Turma 8: A gestão do conhecimento e da inovação nas micro e pequenas empresas. 194

Considerações finais. 199

Glossário. 203

Cecília Queiroz

Cecília Queiroz: doutoranda em psicologia social (UK, Argentina), pós-graduada em economia para jornalistas (FEA-USP) e em gestão do conhecimento e da informação (Senac-SP), psicanalista clínica (SBPI) e coaching (ICI-Inap), curadora e gestora de festivais (EICTV-Cuba). No Chile foi jurada internacional dos festivais Ficviña, DIVA e FemCine e, em Toronto, coordena o Expressions of Brazil, evento r...

Duilio Fedele

Duilio Fedele é engenheiro químico (UFRJ), MBA Executivo (COPPEAD), com mais de trinta anos de experiência na área de óleo e gás, onde vem atuando em diversas funções gerenciais no Brasil e no exterior. Como gestor da área de projetos de engenharia, passou a se aprofundar nos modelos de Gestão de Informação e do Conhecimento aplicados para estas áreas....

Fabíola Camacho

Especialista em gestão do conhecimento pelo Centro Universitário Senac e graduada em ­administração de empresas pela Universidade Metropolitana de São Paulo. Atuou em instituição financeira na gestão de carteira de clientes de grande porte por oito anos e como gestora de contas corporativas em consultoria de recursos humanos. Atua como docente em gestão do conhecimento e é consultora na área de de...

Priscila dos Santos

Priscila dos Santos é pós-graduada em inteligência de mercado e gestão do conhecimento e graduada em ciências contábeis. Atuou na área contábil por doze anos e contribuiu em diversos setores como comércio, importação, automobilístico, construção. Atuou em uma companhia aérea como supervisora de tesouraria, sendo responsável pelos departamentos de tesouraria, contas a pagar, cargas, notas fiscais e...

Regina Paulinelli

Regina Paulinelli: psicóloga e psicopedagoga. Possui especialização em educação inclusiva pela PUC e em gestão do conhecimento e da inovação pelo Senac-SP. Dedica-se também aos estudos das dinâmicas da convivência, mediação, diálogo e cultura de paz, tendo participado de eventos e seminários ligados ao tema. Atuou como psicóloga clínica e em gestão de pessoas por mais de dez anos. Atua na área de ...

Rose Mary Juliano Longo

Certificada em Gestão do Conhecimento (CKM) pelo KM Institute. PhD em Transferência de Tecnologia pela University of Sheffield-Inglaterra; Mestre em Library Services pela Dalhousie University Halifax-Canadá e Bibliotecária pela Universidade Federal Fluminense. Credenciada pela Braintechnologies Corporation, Denver-Colorado, para aplicação e análise de diagnósticos de posturas comportamentais. Faci...

Nenhuma opinião informada sobre o produto.

Produtos Visitados

False