Prefácio - Francisco Aparecido Cordão, 9
Parte I | As teorias do currículo. 24
Sobre currículo e currículo integrado. 27
Um panorama internacional da integração curricular. 65
Integração curricular no Brasil. 89
A fala dos alunos e professores. 147
A voz da norma. 161
Parte II | O que há de melhor e é viável: experiências internacionais e brasileiras de currículos integrados. 190
Colômbia | Ministério da Educação Nacional (MEN). 193
Uruguai | Conselho de Educação Técnico-profissional da Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU). 205
Pedagogia da alternância. 217
São Paulo | Ginásios vocacionais (1962 a 1969): uma utopia que já foi realidade. 233
Rio de Janeiro | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 245
São Paulo | Centro Paula Souza. 259
Proeja técnico | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). 269
Coreia do Sul e Finlândia: destaques no Pisa e na mídia brasileira. 281
Parte III | Protótipos curriculares da UNESCO e outras formas inovadoras de organização curricular. 292
Objetivos do ensino médio. 297
Trabalho e pesquisa como princípios. 309
Formas alternativas de organização curricular. 319
Integração do ensino médio com educação profissional, 333
Metodologia de ensino-aprendizagem. 345
Avaliação como mecanismo de integração curricular. 357