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Economia da qualidade - 1ª ed.

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Qual é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em qualidade de um produto? Durabilidade? Segurança? Valor? Subjetivo, não é? Para responder a essas questões, esse livro analisa o conceito de qualidade em suas mais variadas possibilidades e mostra o poder latente do consumidor: suas exigências são transformadoras? Por fim, questiona o tipo de tratamento que pode ser dado ao tema. Deve ser mantido incógnito ou alardeado em campanhas publicitárias?

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ISBN: 9788573598513

Edição: 1

Área: Finanças E Contabilidade

Número de Páginas: 168

Idioma: Português

Data de Lançamento: 27/05/2009

Tamanho: 14 X 21

Editora(s): SENAC SÃO PAULO

Tipo:

Título: Economia Da Qualidade

Autor:

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As diferentes facetas da qualidade

O papel-chave das características

Dos bens homogêneos aos bens diferenciados

Diferenciação horizontal e/ou vertical

A aqualidade, uma característica vertical?

Descrição segundo as características

Condições de produção

A classificação dos bens (ou características) segundo a informação disponível

Métodos de avaliação da disposição a pagar pela qualidade

A avaliação contingente

A economia experimental

A importância do ambiente dos consumidores

Cascata informacional e fenômenos de moda

A dimensão social e histórica da qualidade

O papel da coordenação dos atores

Qual é a correlação entre a qualidade e o preço?

O custo da qualidade

Sobre a importância da natureza dos custos

Uma correlação positiva entre preço e qualidade

A vantagem da qualidade para as empresas

Uma diversidade limitada de produtos em situação de concorrência imperfeita

A escolha do nível de qualidade afetada pela estrutura de mercado

A qualidade como inovação de produto

A qualidade total: da qualidade dos produtos à qualidade da organização

A informação imperfeita dos consumidores e suas consequências

A diversidade das qualidades ameaçada

Vários preços igualando a oferta e a demanda

A importância da hipótese de antecipações racionais

Os processos dos consumidores e das empresas para a qualidade

Consumidores à espreita da informação

Informar-se pode ser caro

A imprensa de consumo e os guias

O recurso aos intermediários: o caso dos serviços financeiros

As estratégias de diferenciação e de sinalização dos vendedores

Um bônus informacional para a qualidade

Comprometimento de despesas para assinalar a qualidade

O caso das características de confiança

A intermediação potencialmente eficaz

A autorregulação

O que está em jogo na autorregulação

Poder de mercado versus melhor gestão de qualidade

Regras voluntárias ou obrigatórias

Um processo coletivo voluntário: a certificação e os selos

Diferentes tipos de selos

Atribuir selos de qualidade para informar sobre a diferenciação

As regras privadas obrigatórias são uma panaceia?

A autorregulação das profissões é uma garantia de qualidade?

Os limites da autorregulação: os comportamentos oportunistas

Serviços públicos: as consequências da falta de preço

Serviços coletivos e qualidade

A contribuição das classificações internacionais

A tipologia dos serviços coletivos

As diversas modalidades de financiamento dos serviços coletivos

A regulação dos serviços de clube

A arbitragem quantidade-qualidade para os serviços de clube

Os problemas levantados pela gratuidade para os usuários

Organização e igualdade de acesso

Preços indiretos, como o custo do imóvel

As motivações na falta de preço

Favorecer a concorrência se isso for desejável e possível

Colocação em concorrência de uma oferta pública e privada versus melhoria interna do sistema público

As concessões e o equilíbrio entre o privado e o público

As externalidades

A circulação nas cidades

As políticas públicas

Bénédicte Coestier

Economista, professora adjunta da Universidade de Paris X-Nanterre e pesquisadora de políticas da qualidade no laboratório Thema da mesma universidade. ...

Stepahn Marette

Economista do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, na França, onde dirige trabalhos sobre a regulamentação pública na Unidade Mista de Pesquisas sobre Economia Pública, em Paris-Grignon. ...

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