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Pesquisa de mercado - 1.a EDIÇÃO

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Ensinar pesquisa, principalmente com abordagem quantitativa a alunos e profissionais de Comunicação Social que, em geral, não têm afinidade com a Estatística e a Matemática é o grande desafio que os autores deste livro se propuseram. Com 9 capítulos perfeitamente encadeados, recheados de exemplos e com riqueza de detalhes, esta obra da Editora Senac-DF, aborda aspectos que vão desde a pesquisa em si, seus métodos e técnicas, até suas especificidades, como a pesquisa com abordagem qualitativa e a com abordagem quantitativa, culminando com a análise de dados. Trata-se de um livro que faltava no mercado, rico por sua simplicidade e pela linguagem acessível que os autores oferecem aos leitores.

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ISBN: 9788562564710

Edição: 1

Área: Marketing

Número de Páginas: 224

Idioma: Português

Data de Lançamento: 14/08/2018

Tamanho: 16,5 X 24

Editora(s): EDITORA SENAC DISTRITO FEDERAL

Tipo:

Título: Pesquisa De Mercado

Autor:

Procedência:

ISE:

Prefácio, 9

Apresentação e agradecimentos, 11

Notas sobre os autores, 15

Alguns conceitos importantes para se entender pesquisa, 17

Tipos de pesquisas, 18

A pesquisa exploratória, 18

Objetivos da pesquisa exploratória, 18

A pesquisa conclusiva, 19

A pesquisa conclusiva descritiva, 19

A pesquisa painel, 23

Vantagens e desvantagens da pesquisa painel, 23

Pesquisa conclusiva causal, explicativa ou experimental, 23

Conceitos importantes para a experimentação, 24

O projeto experimental, 25

Modalidades de pesquisa, 26

O ambiente de comunicação e as pesquisas, 27

Fontes de dados em pesquisas, 30

Dados primários e secundários, 31

Sequência na procura de dados em pesquisas, 32

Classificação econômica, 34

A informação psicográfica e algumas técnicas para sua caracterização, 39

Itens de atividades, interesses e opiniões (AIO) para caracterizar estilo de vida, 40

A teoria de valores de Schwartz, 42

A lista de valores (LOV), 44

O sistema VALS (Values and Lifestyle System), 46

O estudo psicográfico genérico, 49

Metodologia utilizada em pesquisa, 51

Técnicas de coleta de dados primários, 54

Técnica de coleta de dados: comunicação, 55

Medidas exigidas para a preparação da entrevista, 57

Principais problemas com a técnica da entrevista, 57

O questionário, 58

Vantagens e desvantagens da técnica da comunicação para coleta de dados, 60

Técnica de coleta de dados: Observação, 61

Tipos de observação, 62

Vantagens e desvantagens da técnica de observação para coleta de dados, 63

Técnicas de coleta de dados em fontes secundárias, 63

Novas técnicas para coleta de dados, 64

Medidas e instrumentos de coleta de dados, 65

Técnicas para medir atitudes, 66

Tipos de escalas de autorrelato utilizadas para medir atitudes, 70

Construção de instrumentos de coleta de dados: o questionário, 81

Questões, capacidade dos entrevistados e efeito do método de aplicação na elaboração do questionário, 84

Propósito, estrutura e redação das questões, 86

Tipos de questões, 87

Estrutura das questões, 87

Determinação do instrumento de coleta segundo o método de administração e forma de aplicação, 89

Redação do instrumento de coleta, 89

Especificações do uso, 91

Dentre outros assuntos.

Edmundo Brandão Dantas

É professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Professor Associado da Faculdade de Comunicação da UnB. É doutor em Ciência da Informação (UnB) e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento Estratégico (UFSC). É especializado em Marketing (FGV) e em Comunicação Social (CEUB-DF). Engenheiro de Teleco...

Samuel Pantoja Lima

É docente e pesquisador do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde março de 2016. Foi professor no curso de comunicação da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joiinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Doutor e Mestre em Engenharia de Pro...

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